A Fundação Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, nesta quinta-feira, em suas unidades do Estado. A data é celebrada em todo o mundo e o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Todo doador de sangue é um heroi”. Segundo a OMS, o tema enfoca a ideia de que todos podem ser herois, doando sangue. Além de reconhecer o doador como um heroi silencioso que salva vidas todos os dias, o tema também encoraja mais pessoas a doarem sangue voluntariamente e regularmente.

 

Em Belo Horizonte, a Hemominas receberá os candidatos à doação de sangue com degustação de café, música e dança. As atividades terão início às 8h e serão encerradas às 17h. O hemocentro fica na Alameda Ezequiel Dias, 321.

Em Juiz de Fora, a Hemominas organizará o 3° Festival de Talentos, com apresentações de dança, música e exposição de trabalhos manuais. O festival ocorrerá às 18h30, no setor infantil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizada na avenida Getúlio Vargas, n° 200, bairro Centro. Além disso, os candidatos a doação que comparecerem à sede da unidade, localizada na rua Barão de Cataguases, s/n, bairro Centro, no horário de 8h às 17h, receberão massagem e lembrança comemorativa.

Já a unidade da Hemominas em Montes Claros promoverá ações de conscientização e sensibilização da comunidade, na Praça Doutor Carlos, no centro da cidade, das 8h às 16h.

Em Divinópolis, os candidatos à doação de sangue serão recepcionados pela mascote medulinha. Os candidatos receberão lembranças alusivas à data, além de assistirem a apresentação do Coral Centro de Artes e Ofícios e visitarem a exposição feita com material reciclado. A unidade está localizada na rua José Gabriel Medef, 22, no Bairro Padre Libério. O horário de atendimento ao doador na unidade é das 7h30 às 13h30.

Em Patos de Minas, a Hemominas receberá 40 estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Advice, das 7h às 11h, no dia 14, para doação de sangue. A iniciativa, dos próprios alunos, tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A Hemominas de Uberlândia vai entregar a todos os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade uma lembrança pela data. Também no dia 14, a unidade realiza coleta de sangue para 70 pessoas na cidade de Araguari, das 8h às 11h30, no Centro Catequético da Igreja Bom Jesus, rua Padre Nilo Tabuquini, 43.

Em São João del-Rei, a Hemominas oferecerá aos candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade um café especial. O horário de atendimento aos doadores de sangue na unidade é de 7h30 as 11h30, na rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, bairro Segredo.

Quem pode doar

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar