Responsabilidade socioambiental no âmbito da Fundação Hemominas é o compromisso de trabalhar com a melhoria contínua e responsabilidade na produção e distribuição dos hemocomponentes. Nesse sentido, visando o desenvolvimento sustentável de suas atividades, a instituição trabalha continuamente para que haja o consumo consciente dos recursos naturais, bem como para a redução dos resíduos gerados e a destinação adequada destes.

Importância da responsabilidade socioambiental para a Fundação Hemominas

A produção de resíduos é inerente à condição humana. Não há como não produzir resíduo, mas é possível gerenciar e, até mesmo, diminuir essa geração. Não há como não consumir água e energia, mas é possível utilizar estes recursos naturais de maneira consciente. A Fundação Hemominas entende a necessidade de reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente, por isso, busca conscientizar seus colaboradores de que é possível reduzir a utilização de recursos naturais e minimizar a geração de resíduos, destinando-os corretamente.

A fim de reduzir o impacto das atividades desenvolvidas pela Fundação Hemominas no meio ambiente e aperfeiçoar a utilização dos recursos naturais dentro da instituição foram estabelecidos 6 índices: 4 itens de monitoramento e 2 indicadores socioambientais, descritos a seguir:

  • Consumo de água: monitoramento mensal do consumo de água, em m³ por funcionário, em toda a Rede da Fundação Hemominas.
  • Consumo de energia: monitoramento mensal do consumo de energia, em Kw/h por funcionário, em toda a Rede da Fundação Hemominas.
  • Consumo de papel: monitoramento mensal do consumo de papel, em número de folhas por funcionário, em toda a Rede da Fundação Hemominas.
  • Consumo de copo descartável: monitoramento mensal do consumo de copos descartáveis, em número de copos por funcionário, em toda a Rede da Fundação Hemominas.
  • Resíduos para reciclagem: indicador mede, mensalmente, a quantidade em kg de resíduos encaminhados para reciclagem. A meta proposta pelo Núcleo Ambiental é que 60% dos resíduos comuns sejam encaminhados para reciclagem.
  • Quantidade de resíduo infectante gerada por bolsa de sangue coletada: monitoramento trimestral do volume de resíduos o grupo A gerado por cada bolsa de sangue produzida.    

A partir dos resultados desses monitoramentos são planejadas campanhas e ações que visam orientar e incentivar os funcionários a reduzir o consumo de copo descartável; usar folhas de papel frente e verso e como rascunho; jogar o resíduo nos locais apropriados e reduzir o consumo de energia.

Ações e projetos que demonstram a preocupação com a responsabilidade socioambiental

  • Aplicação do método dos 3R: reciclar, reduzir e reutilizar.
  • Capacitação de colaboradores.
  • Coleta seletiva de resíduos, iniciada em 2002.
  • Criação de Núcleos Ambientais em todas as Unidades Regionais da Fundação Hemominas.
  • Elaboração da Cartilha do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Fundação Hemominas com o objetivo de “despertar a consciência de todos”. Foram impressos 7.000 exemplares.
  • Encontros regionais internos ocorreram nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013.
  • Encontros Nacionais sobre Gerenciamento de Resíduos – Residual – ocorreram nos anos de 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.
  • Implantação do Programa AmbientAÇÃO em todas as Unidades da Fundação Hemominas – Termo de adesão desde 2009. Peças teatrais com temas voltados para a preservação do meio ambiente realizadas pelo Programa AmbientAÇÃO.
  • Termos de cooperação com associações de catadores para doação de resíduos recicláveis.

A Fundação Hemominas tem, entre seus valores institucionais, o comprometimento social e ambiental em todas as suas áreas de atuação, na produção e distribuição de hemocomponentes, atendimento aos pacientes ambulatoriais e em seu relacionamento com a sociedade em geral.

Descrição da ação ou projetos relacionados a responsabilidade socioambiental

  • Assinatura de Termos de Cooperação – A partir de 2002 foi autorizada a doação de resíduos com potencial para reciclagem para associações de catadores sem fins lucrativos. Quase todas as Unidades da Fundação Hemominas (UFH) já possuem os termos com as associações locais. Em média, são destinadas para reciclagem aproximadamente 45 toneladas de resíduos por ano. Essa ação tem um valor ambiental e social expressivo quando relacionado aos ganhos, tanto para os trabalhadores que recebem este material quanto para o meio ambiente, por serem reaproveitados recursos que seriam novamente extraídos da natureza.
  • Campanhas de Natal – são realizadas todo final de ano com o objetivo de proporcionar um momento de alegria aos pacientes atendidos no ambulatório da Fundação Hemominas. São arrecadados presentes de natal para distribuição entre as crianças pacientes do ambulatório da Hemominas.
  • Todos os servidores novatos passam por treinamentos introdutórios, nos quais o assunto do gerenciamento de resíduos e gestão ambiental é abordado a fim de que todos os profissionais conheçam e incorporem as práticas de responsabilidade socioambiental.
  • Importância da humanização nas ações de responsabilidade socioambiental da Fundação - além de ações para conscientização ambiental dos servidores existe uma abordagem multiprofissional para melhoria de qualidade de vida dos pacientes dos ambulatórios. Os serviços de pedagogia, psicologia e serviço social buscam assegurar os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais na tentativa de garantir que a cidadania seja inserida no contexto de vida destes pacientes.
Gestor responsável: Núcleo Ambiental