ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA EXTERNA VIA UNIDADE MÓVEL

A manutenção dos estoques de hemocomponentes é um desafio diário enfrentado por todos os hemocentros do Brasil, não sendo diferente para a Fundação Hemominas. No entanto, além dos desafios culturais e comportamentais inerentes à sociedade enfrentados por todos, somam-se a Minas Gerais as largas proporções territoriais e as diferenças populacionais, socioeconômicas e de infraestrutura. A Fundação Hemominas, entendendo todas essas particularidades, viu a necessidade de facilitar o acesso dos cidadãos à doação de sangue, e entre diversas ações institucionais para tal fim, uma delas foi a aquisição de uma Unidade Móvel de Coleta Externa -  um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa de coleta de sangue da Hemominas.  Esta nova modalidade de realização de coleta externa traz novas possibilidades e alternativas para a população que queira doar sangue.

A Unidade Móvel de Coleta Externa da Fundação Hemominas, embora a mobilidade, necessita de infraestrutura básica no local para poder funcionar adequadamente. Assim, os municípios, empresas ou qualquer parceiro que queiram se candidatar para receber a unidade móvel da Hemominas precisam primeiro avaliar se preenchem os pré-requisitos mínimos requeridos.

FLUXO PARA SOLICITAÇÃO DA UNIDADE MÓVEL DE COLETA EXTERNA

1º) Verificar a elegibilidade, de acordo com os critérios mínimos descritos no anexo 1, referentes à infraestrutura do local proposto para a realização da coleta com a unidade móvel.

2º) Enviar e-mail para a Assessoria de Captação e Cadastro/T.ACC, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., relatando as condições de atendimento aos pré-requisitos de infraestrutura descritos no item 1, o número mínimo de 100 candidatos à doação, data provável da coleta e contato (nome completo, telefone e e-mail). O primeiro contato com a Fundação Hemominas deve ocorrer num prazo mínimo de 45 dias anterior à data provável da Coleta Externa Móvel.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Após a avaliação dos critérios pela T.ACC, esta entrará em contato com a unidade da Fundação Hemominas (UFH) mais próxima do local da coleta móvel para repassar a solicitação e iniciar as tratativas operacionais entre os envolvidos na realização da coleta, ou seja, os parceiros, setores e unidades da Fundação Hemominas.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica