É uma ação que possibilita a realização da doação de sangue onde o doador está, através do deslocamento de uma equipe multidisciplinar até um local que ofereça todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, previamente aprovado por uma equipe da Fundação HEMOMINAS.

A Fundação Hemominas tem como objetivo e compromisso promover a doação de sangue. Diante disso, realiza Coletas Externas com o objetivo de ir aonde o doador estiver.

É importante divulgar a necessidade da doação voluntária de sangue, porém é preciso observar alguns requisitos básicos para a execução da atividade.

É possível promover coletas de sangue em municípios próximos às unidades da Hemominas. Para realizar esse trabalho é necessário avaliar a distância, número provável de candidatos à doação, local para montagem do "posto de coleta", dentre outros.

Caso a instituição ou município se interesse e considere viável o comparecimento da equipe, deve contatar a unidade da Hemominas mais próxima.

Pré-requisitos

  • Número mínimo de candidatos: 50
  • Possibilidade de realização da coleta externa na data solicitada
  • A atividade de coleta externa não deve ocorrer simultaneamente com datas festivas desvinculadas do propósito de salvar vidas, como: ruas de lazer, ações integradas de cidadania
  • Possibilidade de realização prévia de palestras de conscientização para o público alvo
  • Local cujo acesso único não tenha escadas e que tenha boa ventilação
  • Estacionamento para o veículo de transporte na entrega e recolhimento do material de coleta.


Orientações Gerais

É necessário contatar as unidades da Fundação e agendar, com antecedência, a provável data da coleta, bem como verificar a existência de um espaço no local, a ser avaliado por um técnico da Hemominas, segundo as exigências da Vigilância Sanitária: observar características como o espaço para recepção de candidatos e realização de triagem médica, coletas, mobiliário (cadeiras e mesas), pontos de luz e energia, banheiros, entre outros, além de um pré-trabalho de divulgação e sensibilização para a doação.

Será necessária a assinatura do Termo de Compromisso, pelas partes. Também, a coleta não deverá ocorrer simultaneamente com datas festivas desvinculadas do propósito de salvar vidas como Rua do lazer, Ações Integradas de Cidadania etc. O não cumprimento das solicitações feitas poderá tornar o local inadequado às atividades e, consequentemente, levar ao cancelamento da coleta.

Se, no momento da coleta, for detectado algum problema que cause transtornos ao andamento das atividades (fluxo de atendimento, calor excessivo, falta de água ou energia, não funcionamento de tomadas elétricas, etc), serão propostas soluções. Caso não seja possível, a coleta será cancelada ou interrompida.

Responsáveis

Setor de Captação de Doadores de cada unidade da Fundação Hemominas.

Referências:

Fundação Hemominas 1985 - 2007 – Belo Horizonte – 2007;
Telelab Captação de Doadores de Sangue – Brasília – Ministério da Saúde, Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. 2001.

Gestor responsável: Diretoria Técnico Científica