A Fundação Hemominas tem como visão “ser líder em hemoterapia, hematologia, terapia celular e tecidos, buscando inovação, simplificação dos processos e sustentabilidade”. Para isto, voluntariamente e a partir de padrões preestabelecidos, escolheu ter suas práticas avaliadas, aprovadas e acompanhadas por instituição externa, especializada na avaliação dos serviços de hematologia e hemoterapia e com legitimidade atestada pelo Ministério da Saúde. Para certificar essa condição de qualidade, a Hemominas resolveu passar pelos processos de Acreditação e/ou Certificação.

Acreditação é a submissão dos processos e da forma de gestão internos de uma instituição à avaliação externa, na premissa de que a excelência que orienta a atuação da instituição deve ser reconhecida pela clientela e por organismos externos. A Acreditação estimula o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua da qualidade dos processos desenvolvidos, dos produtos fornecidos e da assistência prestada, tornando os serviços e produtos mais confiáveis entre os clientes.

A Certificação é um atestado emitido por instituição especializada, geralmente baseada em um modelo ISO (International Organization for Standardization), que comprova que a organização foi auditada de acordo com requisitos específicos da norma avaliada e que foi aprovada. Geralmente, a Certificação é usada para produtos. 

A Fundação Hemominas utiliza ferramentas dos processos de qualidade desde meados da década de 90, quando adotou o método de gestão japonês na forma de atendimento aos clientes (doadores e pacientes), nos produtos oferecidos e no desempenho organizacional da instituição.

Possuir o certificado de uma organização Acreditadora/Certificadora traz credibilidade para a instituição quanto à competência, excelência e qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Isso exige investimentos que alcançam todos os profissionais: desenvolvimento profissional, treinamento, investimento em qualidade de vida, etc. Acreditar/Certificar é, antes de tudo, uma mudança de mentalidade frente à realidade da Hemominas.

Órgão certificador

Os órgãos Acreditadores/Certificadores com os quais a Fundação Hemominas se relaciona diretamente são aqueles sugeridos pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH), para que sejam preservadas as bases da Política Nacional do Sangue no Brasil.

Objetivo

Com a Acreditação/Certificação, a Fundação Hemominas tem por objetivo comprovar que os processos desenvolvidos têm alto nível de segurança e controle, o que garante a qualidade dos produtos e serviços e minimiza os riscos ao cliente/cidadão.

Benefícios

Os processos de Acreditação/Certificação correspondem a questões como correção e desenvolvimento dos processos executados, melhoria do desempenho, além de dar maior visibilidade nacional e internacional à instituição.

Para a comunidade: Ações de Acreditação/Certificação promovem qualidade no atendimento e assistência; segurança; satisfação em relação aos serviços prestados e recebidos; atividade de saúde em condições de competitividade no mercado nacional, gerando desenvolvimento que se traduz em benefício para toda a sociedade com melhoramento contínuo da qualidade de vida dos stakeholders (clientes/cidadãos e servidores).

Para a Fundação Hemominas: A Acreditação/Certificação deverá promover menor geração de conflitos; relações de trabalho transparentes; maior integração entre áreas de trabalho; desenvolvimento pessoal e profissional mais aparente; mais oportunidades de crescimento profissional; segurança; melhoria da qualidade e da produtividade; reconhecimento moral; visibilidade externa.

Gestor responsável: Assessoria da Qualidade