Transfusões

A transfusão de hemocomponentes é uma forma de tratamento através do qual infundimos no paciente, por via endovenosa, um tipo específico de hemocomponente  para tratar uma condição clínica específica. A transfusão de sangue pode ser considerada um tipo de transplante, pois o sangue é um tecido líquido que contém antígenos e anticorpos que potencialmente podem provocar uma resposta imunológica no receptor.

Reações transfusionais

Reações transfusionais são efeitos adversos relacionados a uma transfusão de sangue. Podem ocorrer durante ou após a transfusão. Quando ocorrem até 24 horas após o término da transfusão são chamadas de reações transfusionais imediatas; após 24 horas são chamadas de reações tardias. Podem ser de causa imunológica ou não imunológica e também de causa infecciosa ou não infecciosa.

Testes pré-transfusionais

Os testes pré-transfusionais são testes laboratoriais imuno-hematológicos pré-transfusionais  que visam selecionar um hemocomponentes compatível com o receptor. São eles a classificação ABO/Rh(D) do receptor / Pesquisa de anticorpos irregulares / Teste de compatibilidade transfusional (prova cruzada).

Referências

Hemoterapia – Condutas para a prática clínica – Fundação Hemominas 2010

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica