OUVIDORIA NAS GERAIS
Em Minas, O Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS (Seos) visa a contribuir para o fortalecimento da gestão participativa, o exercício de cidadania e da transparência, reconhecendo os cidadãos como sujeitos de direito. Todas as Ouvidorias do Seos/MG são responsáveis por acolher, analisar e tratar as manifestações dos cidadãos, sejam eles usuários, trabalhadores, gestores ou fornecedores do SUS, tais como: solicitações, informações, elogios, sugestões reclamações e denúncias, referentes aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Para isso, deve realizar e manter contatos institucionais no âmbito de sua atuação.
A Ouvidoria do SUS ouve, examina, encaminha para análise e providências, acompanha, responde as manifestações recebidas e apresenta aos dirigentes/gestores dos órgãos e entidades do SUS relatórios para a melhoria da qualidade dos serviços públicos de saúde e para o aprimoramento da gestão.
O que a Ouvidoria faz
- Encontra caminhos para a resolução de demandas, sempre que possível.
- Atua na facilitação dos diálogos e mediação de conflitos.
- Encaminha as demandas às áreas responsáveis para o seu tratamento, respeitando a confidencialidade e o sigilo necessários.
- Acompanha o tempo de atendimento das demandas, buscando agilidade nesses atendimentos.
- Analisa as respostas recebidas das áreas responsáveis, visando a sua qualidade e o adequado tratamento das demandas.
O que você pode fazer
Solicitação – Para solicitar acesso a atendimento ou ações e serviços de saúde. Ex.: necessidade de tratamento médico, medicamento.
Pergunta – Para pedir instrução, orientação esclarecimento, ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas, campanhas.
Elogio – Para demonstrar sua satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Ex: bom atendimento.
Sugestão – Para propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.
Reclamação – Para relatar insatisfação em relação às ações a aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos.
Denúncia – Para indicar irregularidade, indício de irregularidade ou ocorrência de ato ilícito na administração ou no atendimento. Também pode ser usada para denunciar violação aos direitos humanos. A Ouvidoria do SUS da Fundação Hemominas é a responsável pelo recebimento de denúncias no âmbito da Fundação.