Cetebio recebe certificação internacional da AABB / ABHH
Notícias
Cetebio recebe certificação internacional da AABB / ABHH
Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais – Cetebio –, recebeu a visita do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, além de outros servidores que compareceram ao local para a solenidade de entrega da certificação internacional concedida à unidade pela AABB (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies) e ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.
Na oportunidade, Cioffi destacou o trabalho da equipe internacional, cujos auditores analisaram todos os registros e processos relacionados à avaliação da qualidade, como processamento, registros pró-manutenção, equipamentos, infraestrutura física e pessoal.
“Dentro do que é considerado padrão de certificação, conseguimos atender a todos os itens, mesmo com uma equipe pequena, mas muito qualificada – todo mundo faz o melhor possível dentro de sua área. Na primeira vez que fomos avaliados, já conseguimos aprovação. Temos agora o Banco de Células certificado. Na próxima etapa, daqui há dois anos, esperamos certificar o Banco de Pele por profissionais enviados pela certificadora e que conhecem profundamente o tema: eles avaliam, questionam, sugerem melhorias. Fomos certificados com louvor” rejubila-se.
Visita à Sala Limpa, onde as peles ficam armazenadas - Fotos: Adair Gomez
E mais: a presidente salientou também o papel desempenhado pela Gerência de Supervisão e Acompanhamento e Assessoria da Qualidade, nas pessoas de Maria José Trancoso e Diogo Lara: “As duas áreas trabalharam em conjunto e com toda eficiência para alcançarmos tal performance – são os guardiões da qualidade, que coordenam equipes altamente comprometidas com a missão da Fundação”, concluiu.
Por sua vez, o secretário Fábio Baccheretti ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela Hemominas: “Há muito tempo conheço o trabalho da Hemominas. A percepção geral – da sociedade – é que tudo que é da área pública tende a ser pior. Mas não que seja ruim. A Hemominas tem uma capacidade de ser sempre melhor, uma característica que percebemos na qualidade de seus serviços, como o dos hemoderivados. E aqui no Cetebio corroboramos isso: somos uma excelência no serviço público, demonstrando que o papel da Hemominas é importante para o SUS e para a saúde pública. Parabéns a todos”, afirmou.
Certificação do Cetebio: satisfação por mais uma etapa vencida - Fotos: Adair Gomez
Já o coordenador do Cetebio, André Belisário, pontuou: “Na verdade, temos que agradecer o apoio do governo, da alta direção da Hemominas e de todos os envolvidos nesse processo: tal resultado só é e foi possível graças ao trabalho coletivo desempenhado por todos. A certificação evidencia que tudo que é feito aqui tem um grau altíssimo de qualidade e segurança, isso dentro do SUS. Um centro de processamento celular que fornece produtos muito seguros e de qualidade para os hospitais que fazem transplante de medula óssea em Minas Gerais”.
Em mais de 20 anos de atuação, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH), publicou 71 artigos científicos; foram concluídos 27 mestrados e 13 doutorados e publicadas seis edições do Cadernos Hemominas com as pesquisas em HTLV.