Hemominas encerra I Simpósio de Pesquisa com destaque para trabalhos desenvolvidos na instituição
Notícias
Hemominas encerra I Simpósio de Pesquisa com destaque para trabalhos desenvolvidos na instituição
Encerrou-se na última sexta-feira (15), o I Simpósio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fundação Hemominas, realizado presencialmente em Belo Horizonte.
O evento teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas na instituição nos últimos quatro anos, e também promover o encontro entre pesquisadores das áreas de hematologia e hemoterapia.
Conjuntamente ao Simpósio, ocorreu o XV Seminário de Iniciação Científica, incluindo os estudantes no espaço de discussão e aprendizado sobre a ciência.
Na abertura do evento, no dia 13, a mesa solene contou com as presenças da presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi; do chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig. Daniel Ferreira de Sousa; da diretora Técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas Camargos, e da gerente de Desenvolvimento Técnico-científico da Hemominas, Marina Lobato Martins.
De acordo com a gerente e pesquisadora Marina Lobato, o encontro é uma oportunidade de divulgação do trabalho e de expandir a participação de instituições externas. Ela agradeceu a parceria com a Fapemig, que possibilita a concessão de bolsas de pesquisa e de iniciação científica.
Fabiana Camargos Piassi, diretora técnico-científica, parabenizou os envolvidos na realização do simpósio e reiterou a importância do apoio da Fapemig para o aumento do número de projetos desenvolvidos na Hemominas. “Fico feliz com o interesse crescente em pesquisa, o que é muito bem-vindo, e demonstra a relevância percebida pela sociedade em evoluir de mãos dadas com a ciência.
Daniel Ferreira de Sousa, chefe de gabinete da Fapemig, representou o presidente da instituição, professor Paulo Sérgio Beirão, e demonstrou muito otimismo e boas expectativas com o evento. “Nós da Fapemig concordamos que todo investimento feito juntamente à Hemominas nos últimos anos foi exitoso. O simpósio também vai ao encontro do pensamento do professor Beirão, que defende o incentivo à formação de jovens nas atividades de ciência, tecnologia e inovação em Minas”, ressaltou.
A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, encerrou os discursos comemorando o retorno dos eventos científicos presenciais. Ela comentou que o simpósio e o seminário são o resultado do trabalho de toda a instituição, juntamente com a parceria da Fapemig, que sempre apoiou a formação dos profissionais e pesquisadores. “Com programas como o PCRH, a Hemominas conseguiu aumentar o número de servidores doutores, mestres e especialistas ao longo dos anos”, destacou a presidente.
Professor Dr. Dawidson Assis Gomes, da UFMG: palestra enfocou o tema “Novos avanços em biomateriais e engenharia de tecidos” – Fotos: Adair Gomez
Ela também lembrou a missão da Hemominas: “Somos uma ICT (Instituição Científica e de Inovação Tecnológica) pequena, mas com pesquisas robustas, voltadas ao nosso compromisso de melhorar a vida dos pacientes e doadores”. E finalizou, destacando a qualidade do conteúdo dos eventos e desejando bom trabalho aos participantes.
A seguir, teve lugar a palestra de abertura “Novos avanços em biomateriais e engenharia de tecidos”, ministrada pelo biólogo, mestre e doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor Dr. Dawidson Assis Gomes. Em sua abordagem, ele explicou que o Laboratório da UFMG desenvolve pesquisas ligadas à engenharia de tecidos e terapia celular – na qual estudam como manipular a diferenciação de células para serem utilizadas no tratamento de doenças humanas como infarto do miocárdio, no tratamento de feridas da pele e, futuramente, talvez na geração de órgãos e tecidos para resolver problemas de transplantes.
Durante os dias dos eventos, a programação contou com palestras e mesas-redondas, além de apresentação de pôsteres e trabalhos com participação de bolsistas de Iniciação Científica/FAPEMIG, nas diversas linhas de pesquisa da Hemominas: Doação de sangue e componentes; Imuno-hematologia; Transfusão de sangue e derivados; Transplantes, enxertos e terapia celular; Infecções transmissíveis por transfusão e transplante; Hemoglobinopatias; Coagulopatias; Psicologia e educação em saúde; Gestão em saúde e Multidisciplinar.
Pôsteres e premiação
Pôsteres exibidos no Simpósio, dos quais cinco receberam premiação - Fotos: Adair Gomez
Antes do encerramento oficial, aconteceu a premiação dos melhores trabalhos, nas categorias de pôsteres e apresentação oral:
Melhor Trabalho na categoria Temas Livres, apresentação oral
Microeliminação do vírus da hepatite C em portadores de hemofilia no Hemocentro de Belo Horizonte-MG / Lino VT, Carmo RA Apoio financeiro: Fundação Hemominas; FAPEMIG (Bolsa de Iniciação Científica);
Melhor Trabalho na categoria Temas Livres, apresentação pôster
História natural da Albuminúria em uma coorte prospectiva de crianças e adolescentes com Anemia Falciforme / Belisário AR, Almeida JA, Simões-Silva AC Apoio financeiro: Fundação Hemominas; FAPEMIG (Edital Universal APQ-00131-17);
Melhor Trabalho na categoria Temas Livres, apresentação pôster
Triagem de doadores com fenótipos raros usando PCR digital em nanoplacas - um estudo piloto / Matosinho CGR, Martins ML, Schmidt LC, Godin MM, Rodrigues KF, Malta MCFS Apoio financeiro: Fundação Hemominas; FAPEMIG;
Melhor Trabalho na categoria Bolsa de Iniciação Científica
Equipe da Hemominas envolvida na realização do Simpósio e XV Seminário de Iniciação Científica - Fotos: Adair GomezEstudo da mortalidade e impacto das infecções por HIV, HCV e HBV em portadores de hemofilia no Hemocentro de Belo Horizonte. Jan/1985 a mar/2021 / Lino VT, Dezanet LNC, Martins ML, Carmo RA Apoio financeiro: Fundação Hemominas; FAPEMIG (Bolsa de Iniciação Científica)
Os anais dos eventos com os resumos dos trabalhos apresentados estão disponíveis para consulta.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social
É muito importante se hidratar bem antes e depois da doação. Uma boa hidratação torna mais fácil a punção venosa e reduz a ocorrência de reações adversas.