Pesquisa sobre o tema Padronização de testes para a detecção do fator von Willebrand ao colágeno, que contribui para diminuir os diagnósticos inconclusivos da doença, foi apresentada pelo aluno de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) Marcos Amorim, sob orientação do chefe do Serviço de Pesquisa da Fundação, Daniel Gonçalves Chaves.

Segundo Daniel Chaves, esse estudo visa estabelecer um ensaio laboratorial complementar que auxiliará no diagnóstico dos pacientes com a doença von Willebrand (DvW): “Os testes permitirão auxiliar na classificação dos subtipos 2A e 2M da doença. Atualmente, muitos casos não possuem diagnósticos conclusivos”, relata. Foram incluídas 87 amostras de pacientes previamente diagnosticados com o mal e 22 de indivíduos sem a doença, que passaram por quatro testes clínicos.

“Os resultados do projeto mostraram que o teste de ligação do fator von Willebrand ao colágeno (FvW:CB) possui boa sensibilidade e especificidade, conseguindo diferenciar os subtipos 2A e 2M da DvW. Além disso, a execução do teste é de baixo custo em comparação aos kits comerciais, e seu protocolo é de fácil reprodutibilidade. Portanto, este teste pode ser implementado na rotina de diagnósticos da DvW na Fundação Hemominas, contribuindo para diminuir os diagnósticos inconclusivos”, destaca Daniel.

Tendo em vista a importância de que os pacientes recebam o diagnóstico correto de sua condição, a adoção de estratégias mais eficientes no tratamento da DvW irá  beneficiá-los significativamente. A pesquisa também auxiliará nas condutas terapêuticas mais adequadas relacionadas ao tratamento a ser adotado de acordo com o subtipo de cada paciente.

O resultado da pesquisa foi apresentado na sexta-feira, 13/04, no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH). 

Doença von Willebrand

A doença é a coagulopatia hereditária mais prevalente, acometendo cerca de 0,8 a 2% da população e afeta tanto homens como mulheres (a prevalência mundial é superior a 1%). É um distúrbio hemorrágico resultante do defeito quantitativo ou qualitativo do fator von Willebrand da coagulação. O diagnóstico tem base na história clínica e nos exames laboratoriais em que vários ensaios são necessários para confirmação e classificação do diagnóstico.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar