Captação Hospitalar é foco da 1ª Jornada Online de Promoção da Doação Voluntária de Sangue em Serviços de Saúde
Notícias
Captação Hospitalar é foco da 1ª Jornada Online de Promoção da Doação Voluntária de Sangue em Serviços de Saúde
Na última quarta e quinta-feiras (9 e 10/04), a Fundação Hemominas promoveu a 1ª Jornada Online de Promoção da Doação Voluntária de Sangue em Serviços de Saúde.
Na abertura, a diretora técnico-científica da Hemominas, Fabiana Camargos, parabenizou a iniciativa do evento, exaltando a oportunidade para conhecer os desafios dos captadores em seus municípios, e traçar as melhores estratégias para aumentar a captação hospitalar. “É o sangue que faz a cadeia hospitalar funcionar”, lembrou. Para ela, “é preciso sensibilizar não só pacientes e familiares, mas toda a comunidade, pois todos são atingidos no momento de carência de hemocomponentes”.
Nivaldo Júnior, assessor de Captação e Cadastro de Doadores, apresentou brevemente a Hemominas, destacando que a instituição é a maior hemorrede do país, com unidades em todas as regiões mineiras, tendo recebido mais de 349 mil candidatos à doação de sangue em 2024.
Ele destacou que no Brasil, cerca de 1,6% da população é doadora, abaixo do que seria o ideal, de pelo menos 3%. O PACE – Posto Avançado de Coleta Externa, modalidade de atendimento que surgiu como uma necessidade de aproximação maior com os doadores, é uma estratégia importante para aumentar esse percentual.
O assessor explicou sobre o uso da inteligência artificial como uma nova ferramenta para ajudar na captação de doadores. “A assistente virtual desenvolvida para a Hemominas consegue mobilizar doadores que estão em nossa base de dados, filtrando os candidatos por tipo sanguíneo e região ou mobilizando um grupo específico, como os jovens, de acordo com a necessidade do momento”, detalhou Nivaldo.
Assistente virtual: inteligência artificial como nova ferramenta para ajudar na captação de doadores na Hemominas - Foto: Divulgação Hemominas
O seminário seguiu com apresentações das experiências de profissionais da rede Hemominas na captação hospitalar. Captadores das unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Divinópolis e Uberlândia deram seus depoimentos e trouxeram exemplos do trabalho feito junto aos hospitais e unidades de saúde conveniados. Andreia Lessa e Thiago Sindeaux, da Assessoria de Captação, moderadores dos painéis, lembraram que a solidariedade é muito presente no ambiente hospitalar. “O público já está sensibilizado com a dor do outro”.
Convidada a falar sobre sua experiência à frente da coordenação da Hemorrede no estado da Bahia (Hemoba), a assistente social Iara dos Santos Matos fez a última apresentação do evento. Ela destacou as atividades de educação em saúde como ferramentas de captação e a importância do apoio de todos os profissionais que trabalham nas unidades de saúde. “Todos no ambiente hospitalar devem ser conscientes da importância da doação de sangue e também ajudam como potenciais captadores”.
A 1ª Jornada Online teve 248 inscritos, de 83 municípios diversos, representando aproximadamente 100 unidades de saúde. Além das apresentações de captadores das unidades, o evento trouxe temas da área de gestão (“Hemominas e seus contratantes: uma relação de cooperação e transparência”, pela advogada Tatiana Abramo) e da área médica (“Sangue e sustentabilidade: O Programa de gerenciamento de sangue do paciente – PBM”, pelo médico hematologista Marcelo Assunção), ambos da diretoria Técnico-científica da Hemominas.
“Foram duas manhãs muito produtivas. A expectativa era de uma boa participação, já que foi um evento inédito. O formato online possibilita as pessoas acompanharem conforme a disponibilidade. Após as apresentações, foi possível que os participantes tirassem dúvidas com os palestrantes”, finalizou Nivaldo Júnior.
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).