Gincana “Doador do Futuro”: o jovem exercício da solidariedade
Notícias
Ações e Programas
Gincana “Doador do Futuro”: o jovem exercício da solidariedade
Poesias, apresentações musicais, encenações, premiações, show de mágica, presença de super-heróis, com direito a pipoca e cachorro-quente. Tudo isso encerrou, nessa terça-feira (21), a Gincana “Doador do Futuro”, promovida pelo Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), um dos eventos mais animados relacionados à comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.
Lançada em 30 de agosto, a gincana, já em sua quarta edição, propôs um trabalho multidisciplinar que envolveu mais de cem alunos, professores, pais e amigos de escolas da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que se uniram para executar tarefas ligadas ao ensino e aprendizagem sobre a doação de sangue. A coordenação da atividade, a cargo da captadora do HBH Ana Carolina Ferreira, envolveu desde o convite às escolas para participarem, palestras, bem como a organização da visita (hemotur) de todas as equipes ao HBH para conhecerem os caminhos da doação de sangue.
O programa “Doador do Futuro” investe na formação de futuros cidadãos conscientes da importância da doação de sangue e é uma atividade desenvolvida em todas as unidades da Fundação Hemominas. De 2004 a 2016, o programa contabilizou 7.443 palestras, alcançando 316.005 alunos das escolas de Minas Gerais.
Premiação
Equipe"Doadores de Vida" - premiada com o trofèu da melhor apresentação artística - Fotos: Adair Gomez
Sob um clima descontraído, a premiação foi antecedida pela exibição do mágico David de Alcântara que, com seu estilo irreverente, interagiu com os estudantes, preparando-os para as respectivas apresentações. Outra atração especial foi a presença dos super-heróis Mulher Maravilha, Homem Aranha, Flash, Darth Vader e Stormtrooper, que posaram para várias fotos com os admiradores.
Conduzido pela responsável pelo setor de captação do hemocentro, Hellen Dupin, o evento de premiação desenvolveu-se sob o olhar atento da comissão julgadora, formada por Heloisa Gontijo e Viviane Guerra (Gerência de Captação da Hemominas), Laiz Marzano (gerente técnica do HBH), Paula Maria Roenick (gerente administrativa-HBH) e Renato Viana (Treinamento / HBH).
Com a incumbência de cumprir três etapas - captar o maior número de doadores (portadores de Rh negativos seriam contados em dobro), conseguir mais curtidas na página do facebook criada por cada uma das equipes sobre o tema doação de sangue, e fazer a melhor exibição artística, também relacionada à doação -, das dez escolas inscritas, oito se apresentaram no HBH. A captação de doadores se deu a partir de 16 de setembro, encerrando-se em 18 de novembro.
Nas exibições artísticas, foram considerados requisitos como organização, criatividade, tema (adequação à causa da doação de sangue) e envolvimento e comprometimento das equipes.
A primeira a se exibir foi a equipe Coletores, da EE José Elias Issa, de São José da Lapa, que encenou o atendimento a um paciente de leucemia que recebe uma doação de sangue e recupera a saúde. A segunda equipe – Sangue Firme, da EE Francisco Firmo de Matos (Contagem), apresentou a música “Compartilhando Paixão”, letra da aluna Samara Ester Alves, associada a uma canção já conhecida, exaltando o ato de doar sangue. Por sua vez, a equipe Doassprom, da Associação Profissionalizante do Menor (BH), valeu-se do ritmo do funk para dar o seu recado. A quarta equipe – Solidariedade, da EE Olegário Maciel (BH), leu o poema "Vamos doar sangue", de Laís Pires e Gabriel Ribeiro.
E mais:
Equipe "Coletores": premiados pelo encaminhamento de maior número de doadores (115) - Fotos: Adair Gomez
Duas equipes não compareceram à premiação: Puro Sangue, do Instituto Educacional Santa Amélia – Santa Luzia, e Esquadrão Sanguíneo, do Instituto Neusa Dutra, de Betim.Com uma versão, “Doar pode salvar”, baseada na música Photograph, de Ed Sheeran, aliando vozes e uma performance de dança, a quinta equipe a se apresentar foi Doadores de vida, da EE Professor João de Arruda Pinto (Sabará). A sexta, Manoel na Veia, da EE Manoel de Matos Pinho (Contagem), apresentou também uma dupla musical. A sétima equipe – Zé Beto Solidário, da EE Dr. José Roberto de Aguiar (Contagem), compôs e interpretou a música “Quem precisa”, destacando alguns dos requisitos necessários para doar sangue. Por fim, a oitava e última equipe a se apresentar foi O Positivo, da EE General Carneiro (Sabará), com a música “Peça a felicidade”, focada na doação de sangue. Durante a gincana, eles fizeram palestras na escola,de sala em sala,distribuíram folhetos na campanha de vacinação canina no bairro, além de colar cartazes nas proximidades.
As equipes vencedoras foram: Apresentação artística – Doadores de vida; Página do facebook mais curtida – Doassprom, que obteve 589 acessos; Encaminhamento de doadores – Coletores, com 115 candidatos.
Difícil escolha
Segundo a jurada Heloisa Gontijo, foi muito difícil escolher: “Todas as equipes foram muito criativas, se apresentaram muito bem e nos emocionaram com seu desempenho e envolvimento no projeto”. Por sua vez, acentuando que “a doação de sangue é um ato de cidadania que deve fazer parte do processo de ensino e aprendizagem”, a captadora do HBH, Ana Carolina, parabenizou todos, agradecendo os estudantes e professores por sua disponibilidade e engajamento na causa.
Equipe "Doassprom": premiada pelo maior número de curtidas na página do Facebook, uma das tarefas da gincana - Fotos: Adair Gomez
Entre estudantes e professores, a opinião foi unânime: os jovens mostraram-se empolgados com a gincana - muitos deles doaram sangue pela primeira vez e motivados para continuar doando e fazendo campanhas: “ A doação é muito importante, nos colocamos no lugar de quem precisa e nos sensibilizamos com isso”, comentaram. Opinião semelhante manifestaram os professores: “A gincana foi muito boa, conseguiu alcançar os jovens, estimulando-os a se tornarem multiplicadores da causa em suas famílias, escolas e comunidade Apreciamos também o respeito de todos na apresentação das equipes concorrentes”, resumiu a vice-diretora da escola Prof. João de Arruda Pinto, Cristina Lúcia de Sousa.
O sorteio de quatro headphones - um com bluetooth - encerrou o evento, em meio à animação dos estudantes. Os sorteados foram os estudantes Priscila Taís (EE Professor João de Arruda Pinto), Alan Silva e Pedro Henrique Silva (Assprom), e Guilherme Gonçalves Duarte (EE Olegário Maciel).
Todas as equipes foram homenageadas com troféus e diplomas de Honra ao Mérito.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social