14 de dezembro foi instituído como o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea para valorizar esse gesto de compartilhamento.
A Fundação Hemominas, como instituição responsável pelo cadastro dos candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais, aproveita a data para agradecer a solidariedade dos mineiros e lembrá-los da importância de manter os dados de contato atualizados no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
As chances de encontrar um doador de medula compatível é, em média, de 1 em cada 100 mil pessoas. Outra dificuldade na realização desse tipo de transplante é justamente a localização do possível doador compatível. Para que a probabilidade de êxito na comunicação com o doador aumente, é importante que aqueles que já se cadastraram no REDOME, mantenham seus dados atualizados. Como o cadastro é feito uma única vez e fica armazenado até o candidato completar 60 anos, sempre que o cadastrado mudar de telefone ou endereço, é imprescindível que ele informe seus novos dados de contato para garantir que seja localizado. Se este é o seu caso, atualize aqui seu cadastro como doador de medula óssea.
Para se cadastrar em Minas Gerais, é necessário comparecer em uma unidade da Fundação Hemominas. Além de preencher algumas informações pessoais, será retirada uma pequena quantidade de sangue para que seja realizado o exame de histocompatibilidade (HLA). O exame será responsável por identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados dos pacientes que aguardam por um transplante. O hemocentro incluirá os dados do candidato à doação no Redome.
Neste ano, a Fundação Hemominas foi uma das três finalistas do Concurso World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – promovido pelo REDOME entre os Hemocentros. Os participantes deveriam realizar ações com doadores ou de celebração ao WMDD, além de publicar fotos das comemorações em suas redes sociais.
Quem pode se tornar um doador
Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
As unidades da Fundação Hemominas são responsáveis pelo cadastro de candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais. Para verificar os dias e horários em que o cadastro é realizado, acesse o site ou ligue 155 – opção 8.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário