Nesta terça-feira, 14/10, o Ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) foi palco de uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Hemominas, a Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Estado de Minas Gerais (Dreminas) e o Centro dos Hemofílicos do Estado de Minas Gerais (Cheminas), proporcionou um momento de convivência, lazer e integração entre pacientes, familiares, profissionais e voluntários.
A diretora técnica do HBH, dra. Eduarda Wakabayashi, deu início à programação com uma mensagem de boas-vindas. “Esperamos que vocês tenham um dia muito incrível, com muitas alegrias, muitas risadas, muita diversão. Esse evento foi feito com muitas mãos e muito amor. Agradeço profundamente a cada pessoa envolvida.” Em seu discurso, ela destacou o empenho da equipe do ambulatório, elogiada por sua dedicação incansável aos pacientes, e agradeceu também aos parceiros e fornecedores que contribuíram para tornar o dia especial.
O evento contou com um show de mágica e oficinas de pintura facial, desenhos de colorir, dança, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras. Também houve apresentações lúdicas e a participação de personagens infantis como A Bela e a Fera, Stitch, Chaves e o Macaco Xadrez. Além disso, foram distribuídos pipoca, algodão doce, cachorro-quente, salgadinhos, docinhos, picolé e kits de guloseimas para as crianças presentes.
Alcimara de Souza, mãe da Ágata, de 2 anos, paciente com anemia falciforme, ressaltou a qualidade do atendimento e a atenção da equipe - Foto: Adair Gomez
A ação foi avaliada positivamente por familiares dos pacientes. Alcimara de Souza, mãe da Ágata, de 2 anos, paciente com anemia falciforme, ressaltou a qualidade do atendimento e a atenção da equipe. “Desde o diagnóstico da anemia falciforme no teste do pezinho, temos total apoio. O evento de hoje mostra o cuidado que vai além do tratamento médico”, avalia.
Para o tio da Ágata, o show de mágica foi o ponto alto. “Está tudo muito bacana. O show de mágica salvou o dia. Estávamos assistindo ao jogo de futebol e o Brasil estava perdendo, aí o mágico chegou pra mudar o clima”, contou José Fernando, entre risos.
Funcionários e estagiários também participaram das atividades de forma voluntária, caracterizados como personagens e auxiliando na recepção das crianças. Marcelo Vertelo, colaborador do setor de Cadastro há apenas duas semanas, participou vestido de Stitch. “De coração, sinto muita alegria por ver os pacientes num momento de descontração para além do tratamento.” Danilo Rodrigues, estagiário do Serviço Social há pouco mais de um ano, caracterizado como Chaves, reforçou a importância da iniciativa. “Essa ação promove acolhimento e aproximação entre equipe e pacientes, além de fortalecer os laços com as famílias de forma lúdica e prazerosa”, opina.
A presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, também participou da celebração e ressaltou a importância das crianças no dia a dia da instituição - Foto: Adair Gomez
O sentimento geral era de reconhecimento pelo esforço conjunto. Como resumiu a presidente da Dreminas, Zenó Soares. “Com amor, tudo sai lindo. Os pacientes merecem o melhor”.
A presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, também participou da celebração e ressaltou a importância da iniciativa. “Esta data vai além da celebração — ela reafirma o nosso compromisso com a vida e com o acolhimento, especialmente das crianças que enfrentam diariamente desafios em seus tratamentos e são a razão da Hemominas existir. A solidariedade e o trabalho conjunto com os parceiros tornam essa missão possível”, finaliza.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).