No último dia 16, o Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais – Cetebio, recebeu a visita dos médicos hematologistas André Larrubia e José Ulysses Amigo Filho, representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Os profissionais do Ministério da Saúde vierem conhecer a estrutura e os processos do Centro de Processamento Celular do Cetebio. A visita faz parte de uma das ações desenvolvidas pelo PROADI-SUS, que visa a aumentar o número de transplantes alogênicos de medula óssea no Brasil, além de reduzir a mortalidade e o tempo de internação. 

Essa ação envolve a visita dos hematologistas a nove Centros Transplantadores do Brasil, sendo três deles localizados em Minas Gerais. No caso do Cetebio, a unidade da Hemominas não é um centro transplantador, mas presta serviços de processamento de células aos três centros transplantadores no estado. 

PROADI-SUS 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde.

Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. 

Gestor responsável: Cetebio

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar