Processos Produtivos
Os processos produtivos dos Bancos de Células e Tecidos Biológicos preveem cinco etapas:
Captação de Doadores e Coleta de Tecidos e Células
Consiste na seleção de doadores por meio de triagem clínica, triagem laboratorial e na obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para efetivação da coleta das células e tecidos. Essa etapa é executada em hemocentros e hospitais parceiros.
Recepção
É a primeira etapa realizada dentro da estrutura física do Cetebio. Consiste no recebimento das células e tecidos, aferição da temperatura e condições de transporte, inspeção visual e armazenamento temporário.
Processamento e Armazenamento
Nesta fase, as células e tecidos são processados, avaliados quanto a sua qualidade e armazenados de acordo com as especificações de cada um dos Bancos até a sua distribuição.
Distribuição
É feita após o recebimento da solicitação formal, feita por uma equipe ou médico responsável vinculado a um estabelecimento de saúde contratante autorizado pelo Ministério da Saúde para a utilização das células ou tecidos, conforme legislação vigente.
Na unidade Cetebio, são realizadas pesquisas científicas com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dos processos e produtos biológicos. Além disso, são exercidas atividades relacionadas à formação de recursos humanos, inovação tecnológica e de produção científica.