Kelly Nogueira Guerra toma posse como presidente da Fundação Hemominas em cerimônia solene
Notícias
Kelly Nogueira Guerra toma posse como presidente da Fundação Hemominas em cerimônia solene
Em uma cerimônia marcada por reconhecimento, compromisso e expectativas, Kelly Nogueira Guerra assumiu oficialmente a presidência da Fundação Hemominas na tarde desta sexta-feira, 29 de agosto. A solenidade, realizada no auditório da instituição, localizado na Avenida Brasil, em Belo Horizonte, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, servidores e convidados.
A cerimônia foi conduzida pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dr. Fábio Baccheretti, que presidiu o ato solene de posse, representando o governador do Estado, Romeu Zema. Compuseram a mesa de honra, ao lado do secretário e da nova presidente, a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Thaysa Drummond Martins, que representou o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; e o Superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Alexandre Quintino Santiago, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.
Banda da Guarda Municipal de BH recepcionou os convidados - Fotos: Adair Gomez
O evento teve início com a recepção musical da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Durante os pronunciamentos, Kelly Guerra agradeceu a confiança depositada em sua nomeação e ressaltou os desafios e a importância da Fundação Hemominas para a saúde pública.
“Estou muito honrada com a presença de cada um de vocês nesse momento tão importante para a Hemominas e para mim. Assumir a presidência é mais que um marco profissional, é um compromisso com a vida, com a saúde pública e com cada cidadão que depende do nosso trabalho. O desafio é imenso por si só, mas ser a primeira presidente não-médica da história da Hemominas carrega um simbolismo ainda maior. Este momento reforça a importância da diversidade de trajetórias e saberes e valoriza o trabalho coletivo e multidisciplinar que sustenta esta Fundação.
Presidente Kelly Nogueira: agradecimento e confiança nos destinos da Hemominas - Fotos: Adair Gomez
Minha gestão será pautada pela inovação, eficiência, simplificação dos processos, participação e transparência. Não podemos nos acomodar com as conquistas já alcançadas. O mundo avança e avançaremos com ele, buscando novas tecnologias pra fortalecer a segurança de nossos processos e elevar ainda mais a qualidade de nossos produtos e serviços. E, acima de tudo, valorizaremos os servidores, reconhecendo seu papel essencial na construção de uma Hemominas cada vez melhor”, destacou Kelly em seu discurso.
Em sua fala, o secretário Fábio Baccheretti enfatizou o papel estratégico da Hemominas dentro do Sistema Estadual de Saúde e no cenário nacional: “A Fundação Hemominas é sinônimo de excelência, garantindo à população o melhor sangue do Brasil. A qualidade das nossas bolsas de sangue é maior que a de qualquer banco de sangue público ou privado.
Secretário Fábio Baccheretti assinando o termo de posse - Fotos: Adair Gomez
Sabemos que a Kelly traz consigo uma trajetória sólida, técnica e humana. Sob sua liderança, temos certeza de que a instituição continuará a evoluir. Estamos plantando muitas sementes, pois sabemos que se a gente continuar investindo aqui, novos frutos teremos”, afirmou.
Por sua vez, o desembargador Alexandre Quintino reconheceu a competência da Hemominas, desejando pleno êxito à nova presidente e reafirmando o compromisso do Judiciário nas parcerias com a Hemominas. Igualmente, a subsecretária Thaysa Drummond reforçou o apoio do município de Belo Horizonte ao trabalho da Hemominas e enfatizou a importância e o simbolismo de a presidência ser ocupada novamente por uma mulher.
A nova presidente teve sua nomeação publicada no Diário Oficial de Minas Gerais em 18 de julho de 2025, por designação do governador Romeu Zema. Na ocasião, ela apresentou sua declaração de bens e firmou o compromisso de exercer o cargo com probidade e dedicação, conforme estabelece a Constituição do Estado. Após a assinatura oficial do termo de posse, o público presente foi convidado para um café de confraternização.
Momento de emoção: a ex-presidente da Fundação, Júnia Cioffi, é aplaudida de pé - Fotos: Adair Gomez
Quem é Kelly Nogueira
Com 33 anos de experiência dedicados ao serviço público, Kelly Nogueira é administradora, mestre em Administração Pública e possui especializações em Acreditação Hospitalar, Gestão de Custos e Gestão da Informação. Atua na Hemominas desde 2003, onde ocupou cargos de liderança nas áreas de planejamento estratégico e gestão institucional. Também foi consultora do Ministério da Saúde entre 2015 e 2017 e, anteriormente, exerceu funções de coordenação na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Ela sucede a Dra. Júnia Guimarães Mourão Cioffi, que se aposentou após mais de três décadas de dedicação à Fundação Hemominas, dos quais 14 na presidência . da instituição.
Mais informações para a imprensa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (31) 3768-7586 / 3768-7634 / 3768-7662 / 3768-7695 / (31) 99448-3555
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social - PRE.ACS
O candidato à doação de sangue deve ter dormido, pelo menos, quatro horas antes do procedimento. Idealmente, deve ter dormido dentro do seu habitual, sentindo-se descansado no momento da doação.