Homenagem aos doadores reuniu cerca de 350 convidados em Pouso Alegre - a anfitriá da comemoração - Fotos: Adair Gomez

Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Fundação Hemominas realizou grande solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O evento homenageou doadores, instituições, entidades e parceiros, que fazem da solidariedade uma forma de salvar vidas.

A celebração teve a participação de mais de 350 pessoas, entre doadores, seus familiares, parceiros, autoridades e servidores da Hemominas. Cerca de 130 doadores fidelizados foram diplomados nas categorias Azul, Bronze, Prata, Ouro, Diamante e Diamante Vermelho. Este ano, o evento diplomou os primeiros doadores fidelizados oriundos dos PACES (Postos Avançados de Coleta Externa) no estado.

O Hemocentro Regional de Pouso Alegre atende cerca de 1,5 milhão de pessoas, 40 hospitais e conta com PACES em Itajubá e Varginha, em parceria com as prefeituras municipais.

Compuseram a mesa oficial de abertura da solenidade: a diretora Técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas Camargos, representando a presidente da Fundação, Júnia Cioffi; a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Rosaly Esther Vilas Boas Matozzo; a superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, representando o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; o delegado-geral do 17º Departamento de Polícia Civil, Pedro Henrique Rabelo Bezerra; e a coordenadora do Hemocentro Regional de Pouso Alegre, Josiane Maria Pollini.

Mesa e abertura

Delegado-geral de Polícia Civil, Pedro Henrique Rabelo Bezerra; secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Rosaly Esther Matozzo;  Fabiana Chagas Camargos, representando a presidente da Fundação, Júnia Cioffi; superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Ferreira, representando o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; e a coordenadora do Hemocentro Regional de Pouso Alegre, Josiane Maria Pollini.
Pedro Henrique Rabelo Bezerra; Rosaly Esther Matozzo; Fabiana Chagas Camargos, Adriana Aparecida Ferreira, Josiane Maria Pollini: reconhecimento a todos aqueles que compartilham vida por meio da doação de sangue  - Fotos: Adair Gomez

“Esta é uma data especial para lembrar e homenagear vocês pelo gesto de generosidade, altruísmo e amor ao próximo. O sangue doado vai atender pessoas com inúmeras necessidades, seja por doenças crônicas, hematológicas, oncológicas, para realização de cirurgias, atender acidentados e tantos outros motivos. Em nossa região de abrangência já foram realizadas 75 mil transfusões de sangue. Quando vocês chegam na sala de doação e esticam os braços, além dos componentes do sangue, é amor que vocês estão entregando”, emocionou-se Josiane Pollini, ao abrir as falas da mesa.

“Quero parabenizar a todos os servidores da Hemominas pelo serviço relevante que prestam a nossa sociedade e, principalmente, agradecer aos principais atores dessa solenidade que são as senhoras e os senhores doadores de sangue. O ato de doar é um ato de amor em sua plenitude. Os senhores não imaginam o que é para a pessoa que recebe o sangue e seus familiares a gratidão que têm mesmo sem saber de onde vem, perpetuem o ato de doar”, disse o delegado Pedro Henrique.

“Em nome do secretário Fábio Baccheretti e da Secretaria de Estado da Saúde, agradeço a oportunidade por estar aqui participando desta celebração. É um momento ímpar poder homenagear vocês, que beneficiam tantas pessoas através desse ato de amor. Contem com a Secretaria de Estado e com a Superintendência Regional para contribuir com este trabalho, na captação e na mobilização de doadores de sangue”, disse a superintendente Adriana Ferreira.

Diretora Fabiana Camargos:
Fabiana Chagas: "A doação de sangue é uma atividade realizada pela sociedade para a sociedade" - Fotos: Adair Gomez.

“Primeiramente gostaria de falar em nome de nossa presidente, Júnia Cioffi, que não pôde estar presente por motivos pessoais. Este é um evento pelo qual ela tem um carinho muito especial e me pediu para transmitir um abraço a todos vocês”, enfatizou a diretora técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas. .

“A doação de sangue é uma atividade realizada pela sociedade para a sociedade. Quero agradecer a unidade de Pouso Alegre por ter abraçado o desafio de sediar este evento pela primeira vez, com tamanha beleza e organização. É uma grande oportunidade de conhecê-los, pois a direção, às vezes, fica um pouco mais distante, e conhecer as pessoas e suas histórias traz uma motivação ainda maior para o nosso trabalho. E agradeço, em nome de todos os servidores da Fundação Hemominas e dos profissionais da saúde, pois são vocês, doadores de sangue, que mantêm o sistema de saúde funcionando. Sem vocês, os hospitais não funcionariam, os atendimentos de urgência, trauma e transplantes, não existiriam. Ver familiares e tantas crianças aqui nos mostra o exemplo que vocês levam para dentro de casa e que isso se perpetue para as próximas gerações”, concluiu a diretora.

Doadores

João Edson, categoria Diamante Vermelho, com 101 doações realizadas: ovacionado de pé pelo público: “Fico feliz em ter salvo tantas vidas,  agradeço a toda a Hemominas por esta homenagem”. -  Fotos: Adair Gomez
João Edson, categoria Diamante Vermelho, com 101 doações realizadas: ovacionado de pé pelo público: “Fico feliz em ter salvo tantas vidas, agradeço a toda a Hemominas por esta homenagem”. - Fotos: Adair Gomez

A cerimônia de diplomação dos doadores de sangue foi um momento alegre e emocionante. Famílias orgulhosas pelas homenagens feitas aos seus entes, servidoras e servidores comemorando os frutos do trabalho, muitos abraços, aplausos e reconhecimento a quem salva tantas vidas.

O prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, recebeu o diploma Azul por ter efetuado 11 doações no PACE da cidade. “Falo aqui como doador, não como prefeito. Fiquei muito lisonjeado ao receber o convite e acredito que este seja o sentimento de todos aqui, sermos reconhecidos por salvarmos vidas. Lanço o desafio para mim e para todos aqui, de chegarmos à categoria Diamante. As palavras convencem e o exemplo arrasta. A todos vocês que tiraram um pouco do seu tempo para doar sangue, meu muito obrigado e parabéns!”, exclamou.

Marcos Batista recebeu o diploma Diamante, por mais de 60 doações realizadas e emocionou-se ao contar sua história. “Para mim é um grande prazer estar aqui sendo homenageado. Por muitos anos, doei sangue para pessoas que eu não conhecia, mas quando minha filha nasceu com prematuridade extrema, foi necessário doar meu sangue pra ela, e aí eu entendi realmente a importância da doação. Ela hoje está muito bem e essa foi a maior alegria da minha vida”, contou orgulhoso.

O ponto alto da noite foi a diplomação do senhor João Edson, servidor público municipal, na categoria Diamante Vermelho, com 101 doações realizadas. Ele doa sangue há cerca de 30 anos e foi ovacionado de pé pelo público ao subir ao palco para receber a homenagem. “Fico feliz em ter salvo tantas vidas, agradeço a toda a Hemominas por esta homenagem”, disse.

Após a diplomação, foi servido um coquetel em clima de muita alegria, cumprimentos afetuosos e muitas fotos em família numa grande celebração à solidariedade e ao altruísmo em prol da vida.

Para marcar a data, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também fez questão de homenagear os doadores de sangue. Confira o vídeo!

 

Semana do Doador de sangue nas Unidades

Equipes de BH e do Hemocentro de Pouso Alegre: empenho e disposição par tornar a festa a melhor possível - Fotos: Adair Gomez -
Equipes de BH e do Hemocentro de Pouso Alegre: empenho e disposição para tornar a homenagem a melhor possível - Fotos: Adair Gomez

O PACE São Sebastião do Paraíso, vinculado ao Hemocentro de Pouso Alegre, comemorou sua primeira Semana do Doador com uma celebração religiosa, entregou lembranças alusivas à data, além de receber caravanas de doadores de cidades próximas.

E durante todo o mês de novembro as unidades e PACEs da Hemominas homenagearam os doadores de sangue.

Hemocentro de Belo Horizonte

No HBH, foi inaugurada a “Gota Iluminada”, espaço que simboliza a luz da solidariedade e onde os doadores podem fazer foto. Além disso, houve a presença de super-heróis, da banda da Guarda Civil de BH, entrega de lembranças e camisetas.

Hemocentro de Juiz de Fora

A unidade homenageou os doadores com decoração temática, apresentações musicais, entrega lembranças e lanche especial. No dia 28/11, aconteceu a solenidade de entrega de diplomas aos doadores fidelizados.

Hemocentro de Montes Claros

Durante a semana, os candidatos à doação foram recebidos com apresentações musicais e brincadeiras educativas, como o “Quiz da Doação”. A unidade também realizou solenidade especial de homenagem aos doadores fidelizados e parceiros na Câmara Municipal.

Hemocentro de Governador Valadares

A unidade homenageou os doadores com a entrega de camisetas e diplomas aos doadores fidelizados de toda a região.

Hemonúcleo de Diamantina

A unidade homenageou os doadores com apresentações musicais, entrega de lembranças e palestra sobre a importância da doação de sangue. O Hemonúcleo também recebeu caravana de doadores de vários municípios próximos.

Hemonúcleo de Passos

A unidade recebeu grupos e caravanas de doadores durante a semana. Foram realizadas celebrações religiosas, apresentações musicais e entrega de diplomas.

Hemonúcleo de Patos de Minas

A unidade homenageou os doadores com entrega de lembranças, lanche especial, e também realizou a solenidade de entrega de diplomas aos doadores fidelizados. Já o PACE Paracatu comemorou sua primeira Semana do Doador com presença de caravanas e grupos de doadores.

Hemonúcleo de Ponte Nova

No PACE Viçosa, a comemoração contou com café da manhã especial para os candidatos à doação.

O Hemocentro de Uberlândia e os Hemonúcleos de Divinópolis, Ituiutaba, Manhuaçu e as Unidades de Coleta de Além Paraíba e Betim homenagearam os doadores com apresentações musicais, entrega de camisetas e diplomas aos doadores fidelizados.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social - ACS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar