Na manhã de quinta-feira 27/10/16, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, fez uma videoconferência com todas as unidades da hemorrede pública estadual. A motivação: homenagear os servidores na oportunidade do Dia do Servidor Público, nacionalmente comemorado em 28 de outubro; homenagear os servidores da Hemominas, conhecidos com carinho como “hemopratas”, que completaram 25 anos de serviços prestados na instituição em 2016; e homenagear os servidores que se destacaram por sua atuação dentro e fora da instituição no ano de 2015.
Júnia Cioffi salientou a importância dos servidores públicos, cuja missão é colocar suas habilidades a serviço dos outros, dos cidadãos. “A Fundação Hemominas recebe, reiteradas vezes, reconhecimento como instituição de destaque no cenário das instituições públicas. E isso é devido ao comprometimento, à dedicação e à competência de seus servidores que se desdobram no atendimento profissional a pacientes, doadores, estudantes, pesquisadores. A Hemominas é diferenciada porque nós, servidores, somos diferenciados”, destacou Júnia Cioffi, médica de carreira e presidente da Fundação Hemominas.
Os cinquenta e um servidores indicados para “Servidor Destaque” no ano de 2015, além de preencherem critérios funcionais, também foram propositivos na inovação, seja nas melhorias dos processos internos, seja no atendimento ao público externo e, com toda a carga de trabalho, ainda são voluntários em atividades diversas em suas comunidades. Para a presidente Júnia Cioffi, todos foram além do que se espera no trabalho. “Esses critérios de indicação para a homenagem, justificadas pelos coordenadores e equipes de cada unidade, são indicativos da diferença que nosso servidor consegue imprimir em sua vida profissional e pessoal”, disse Cioffi.
Também a presidente dedicou palavras de agradecimento, parabenizando os dezesseis servidores da rede que completaram 25 anos de serviços prestados na Hemominas: “Nós somos o que somos, temos essa cultura diferenciada porque as pessoas que estão aqui há muito tempo repassam esses conceitos para aquelas que estão chegando agora, de trabalhar com carinho, com generosidade, nossos hemopratas”, salientou.
Dois servidores receberam homenagem especial: os médicos Carlos Guilherme Quintino Vieira e Mitiko Murao. “Ambos foram muito além do que a Hemominas podia esperar deles”, disse Cioffi. Carlos Guilherme Vieira iniciou sua atuação na unidade de Montes Claros, foi membro da direção da Hemominas, foi médico da triagem, coordenou o Hemocentro de Belo Horizonte e hoje trabalha na Auditoria Assistencial. “Se não fosse a generosidade, seriedade, competência profissional e seu comprometimento com a instituição, a unidade de Patos de Minas teria sido fechada. Por três períodos críticos, Carlos Guilherme largou a família, os filhos e netos para manter o Hemonúcleo de Patos de Minas funcionando, assumindo a responsabilidade técnica da unidade. O mesmo fez pelo Hemocentro de Uberlândia, quando da transição de coordenação, onde ficou por três meses administrando com seriedade e competência e trazendo tranquilidade para os demais servidores”, ressaltou a presidente.
Para Júnia Cioffi, a serenidade, a competência e a habilidade na solução de conflitos ressaltam a extrema capacidade técnica de Mitiko Murao na condução de todos os desafios por ela assumidos desde o início da Fundação Hemominas. “Quem a conhece pessoalmente sabe bem o que estou falando: fomos colegas e fui chefiada por Mitiko no ambulatório. Quando ela se tornou assessora da Diretoria Técnico-Científica, na gestão de Cláudia Franco, e em seguida me assessorou quando Diretora Técnico-Científica, sua conduta e seu conhecimento e competência a levaram a ser referência do Ministério da Saúde para doença falciforme e hemofilia. Poucas pessoas têm o conhecimento nessa área que Mitiko Murao tem. Hoje, mesmo com todo o trabalho, ela é membro da comissão para fornecimento de medicamentos especiais da Secretaria de Estado de Saúde e quer também, ao se desligar da Fundação Hemominas, se dedicar a outros caminhos na medicina”, relatou emocionada Júnia Cioffi.
Atividades
As ações começaram no dia 7 deste mês, com a realização de uma videoconferência aberta pela presidente da Hemominas, Júnia Cioffi. Ao cumprimentar os servidores, ela ressaltou que “temos que ter orgulho de sermos servidores públicos, pois nós servimos aos cidadãos, papel que, na Hemominas, fica ainda mais claro, porque temos uma grande responsabilidade e somos também beneficiários do nosso próprio trabalho”, disse. Ela destacou as atividades promovidas pelas unidades da rede na comemoração do evento, cumprimentando-as pelo envolvimento e participação. Também agradeceu aos servidores 25 anos, Hemopratas, por toda a dedicação dispensada ao longo desses anos.
Quem inaugurou as comemorações foi a Unidade de Coleta de Frutal, que promoveu uma roda de conversa para interação entre os servidores, na primeira quinzena de outubro.
Em Belo Horizonte, uma grande atração foram as apresentações do “Coral Ars Nova” na Administração Central, na manhã do dia 21 de outubro, e no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), com a presença de muitos doadores. “Maravilhoso! Já conheço o coral e seu canto aliviou o coração de todos, ficamos todos de alma leve, relatou Marly Braga, doadora voluntária.
Nas unidades do interior, também houve programação: em Ponte Nova, além de um lanche especial, o “Teatro Interativo” completou a comemoração. Os Hemonúcleos de Divinópolis, Manhuaçu e o Hemocentro de Uberlândia ofereceram um café e sorteios de lembranças para os servidores. Em Ituiutaba, várias atrações foram preparadas: oficina de beleza, massagem, sorteio de lembranças e café. As demais unidades de Passos, Sete Lagoas, Montes Claros e Juiz Fora promoveram um lanche coletivo para os servidores.
A ideia de comemorar a data ao longo do mês partiu da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS), com apoio do Núcleo de Humanização e demais representantes locais.