Programa de Qualidade da Fundação Hemominas (PQFH)
O Programa de Qualidade da Fundação Hemominas (PQFH) tem como missão o desenvolvimento das práticas de gestão pública de excelência em suas unidades, fazendo com que elas se destaquem por sua agilidade, credibilidade, criatividade, ética, racionalidade, respeito, responsabilidade social e valorização do ser humano.
(Mourão, 2005)
A busca contínua da qualidade – princípio e condição fundamentais, especialmente quando se lida com os altos riscos inerentes à atividade hemoterápica – sempre pontuou a trajetória da Fundação Hemominas. Já em 1985, o então Hemocentro MG desenvolve ações intuitivas da qualidade que vão se sucedendo a cada ano. De 1995 a 1999, a Fundação inicia um programa formal de melhoria da gestão, segundo conceitos e métodos preconizados pela Qualidade Total. Convênio firmado com a Fundação Christiano Ottoni, vinculada à UFMG, permite à Hemominas desenvolver programas de gestão do ambiente e combate ao desperdício, baseados nos conceitos do 5 S. Incorporam-se, ainda, à cultura gerencial da Fundação instrumentos como o Procedimento Operacional Padrão (POP) e o Ciclo PDCA de Controle de Processos ou Ciclo de Deming (Planejar, Implementar, Verificar e Agir), cujo princípio é tornar os processos mais claros e ágeis na execução da gestão.
Implantação dos Núcleos Regionais de Divinópolis e Passos.