Diante da necessidade de doações diárias e da alta procura por doações, expressão da solidariedade de muitos mineiros, a Hemominas vai ampliar seus canais de atendimento. As ligações no 155 para agendamento de doações de sangue pularam de uma média, em abril, de 380 ligações/dia para 2.100 ligações/dia, desde a última sexta-feira (16/05). Os pontos de atendimento da opção oito (8 – Hemominas) conseguiram nos últimos dias atender, utilizando a capacidade máxima, a média de 800 ligações/dia, entre 7 horas e 21 horas todos os dias, inclusive sábado e domingo.
Em abril foi registrada a queda de comparecimento de doadores na rede estadual da Hemominas e também menor número diário de agendamentos no 155. As possíveis causas dessa queda de comparecimento continuada podem ser a coincidência nesse período de feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador), quando as pessoas priorizam outras atividades além da doação de sangue.
“A Hemominas reconhece o caráter extremamente solidário dos mineiros que, a partir do momento em que a imprensa noticiou a necessidade de sangue e a situação dos procedimentos clínicos programados na Capital, acorreram ao agendamento e também se dirigiram sem demora às unidades de coleta no estado para efetuarem sua doação de sangue”, salienta Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas. Júnia esclarece que a partir de hoje teremos aumento de Pontos de Atendimento no 155 na opção 8 com vistas a diminuir o congestionamento e a espera nas ligações, que não têm custos para o cidadão em todo o estado.
Segundo a presidente Júnia Cioffi, também é preciso esclarecer que a doação é um processo individualizado e que demora um mínimo de 1 hora para o atendimento regular até a doação de sangue propriamente dita. “No entanto, o afluxo de doadores diretamente nas unidades foi somado aos doadores agendados, e até caravanas não programadas. Nesses casos, o tempo de espera para o atendimento ampliou, em alguns momentos, para até cinco horas, trazendo insatisfação para o cidadão que se dispôs a doar sangue e trazendo também sobrecarga para os profissionais, com aumento de risco de intercorrências, pois a orientação é que todo doador seja atendido, mesmo ampliando as coletas internamente após o fechamento da unidade. O ideal é que possamos distribuir a coleta ao longo do período de atendimento diário de cada unidade no estado. Somente em Belo Horizonte temos três unidades, uma na região do Barreiro, outra na região de Venda Nova e uma mais central, atrás do Parque municipal”, alerta.
Outra informação importante é que o 155 pode agendar doações, em todas as unidades da rede Hemominas, para os próximos dez dias, o que facilitaria a distribuição dos doadores mantendo a coleta regular, diária, e com hemocomponentes com diferentes prazos de validade para utilização. “O sangue doado hoje pode ser utilizado em até 42 dias, no caso das hemácias. As plaquetas podem ser transfundidas em até cinco dias. Por isso precisamos de doações todos os dias. Daí a importância do agendamento ao longo dos dez dias e em todo o horário disponível nas unidades. Lamentamos muito as ocorrências dos últimos dias e pedimos a compreensão dos doadores quanto à nossa capacidade de absorver todos os agendamentos no 155, o que esperamos melhorar já, e também sobre o acúmulo de pessoas nas unidades de coleta e os transtornos decorrentes, tanto para os doadores, quanto para as equipes profissionais que se empenham em prestar um atendimento presencial adequado. Essa é uma demonstração de solidariedade e cidadania ímpar”, salienta Júnia Cioffi.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue e o cadastro de medula óssea, acesse www.hemominas.mg.gov.br .
Informações sobre gripe, acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe.
Contatos para entrevistas: Assessoria de Comunicação Social (31) 3768-7440 / 7455.
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