Cetebio

O Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) é a mais nova unidade da Fundação Hemominas, constituindo a primeira iniciativa no Brasil a integrar diversos bancos de tecidos e células em uma única estrutura física e organizacional.

Descrição

Prestação de serviços especializados de alta complexidade em atividades de coleta, processamento, criopreservação e distribuiçãode células e tecidos biológicos, segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Horários da unidade

Horário de atendimento

Horário de atendimento Segunda a sexta-feira: 8h às 17h
Telefone: (31) 3268-0511

Horário de atendimento

 

Endereço

Rua Goiabeiras, 779 - Bairro: Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira - Cep: 30400000

Serviços prestados

Realizar criopreservação e armazenamento de células progenitoras hematopoéticas (CPH) ou concentrado de linfócitos (CL)
Realizar controle de qualidade de concentrado de linfócitos ou células progenitoras hematopoéticas
Realizar deseritrocitação e/ou desplasmatização de unidade contendo células progenitoras hematopoéticas da medula óssea coletadas por punção aspirativa
Realizar quantificação de células CD34 positivas por citometria de fluxo
Desenvolver pesquisa científica em hematologia e hemoterapia que não envolve seres humanos
Desenvolver pesquisa científica em hematologia e hemoterapia que envolve seres humanos
Realizar coleta de células progenitoras hematopoéticas para transplante
Consultar acervo digital de biblioteca especializada em Hematologia e Hemoterapia

Quem é quem

Coordenação da Unidade
Marcia Regina Issa Salomão Libânio 
Telefone: 3268-0511
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerência Administrativa
Maria Lúcia Soares de Moura
Telefone: 3268-0502
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Gerência Técnica de Células
André Rolim Belisário
Telefone: 3268-0511 (ramal 0548)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerência Técnica de Tecidos
Nathalia Gomide Cruz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável Técnica pelo Banco de Medula Óssea e Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário
Karen de LimaPrata
Telefone: 3268-0511
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável Técnico pelo Banco de Pele e Banco de Membrana Amniótica
Rodrigo Pimenta Sizenando
Telefone: 3268-0511
E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Estabelecimentos de saúde

As unidades da Fundação Hemominas prestam serviços relativos à hemoterapia, hematologia, terapia celular e transplante a diversos estabelecimentos assistenciais de saúde, via contratos formalizados.
Saiba quais os estabelecimentos atendidos por esta unidade.


Como se tornar um contratante

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica
 
 
  • 

O Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) vai disponibilizar à comunidade médica células e tecidos biológicos coletados e processados segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os tecidos serão coletados de doadores vivos e não vivos e destinados aos hospitais autorizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tal estrutura – que agrega sete bancos - otimiza os processos, reduz custos, facilita a logística, permite maior compartilhamento de conhecimentos e promove processos seguros e totalmente rastreáveis.

Após sua completa implementação, o Cetebio será o maior Banco de Tecidos Biológicos da América Latina.

O Banco de Medula Óssea (BMO) propõe-se a constituir acervo e disponibilizar unidades de células progenitoras hematopoiéticas para o tratamento de pacientes com indicação de transplante autólogo de células progenitoras hematopoiéticas, popularmente conhecido como transplante autólogo de medula óssea. Nesta modalidade de transplante, o doador é o próprio paciente.

A coleta das células é feita com o auxílio de um equipamento específico (máquina de aférese). Esta coleta será realizada nos hemocentros ou nos hospitais parceiros, e junto com sua documentação técnica, será encaminhada ao BMO do Cetebio, onde será processada e armazenada.

O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) propõe-se a constituir acervo e disponibilizar unidades de células progenitoras hematopoiéticas para o tratamento de pacientes portadores de doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, tumores sólidos e doenças autoimunes.

Os processos de captação e triagem clínica do potencial doador e a coleta do sangue de cordão umbilical e placentário serão realizados em maternidades parceiras.

A doação do sangue de cordão umbilical será gratuita e voluntária. Poderão doar mães com idade mínima de 18 anos, mais de 35 semanas de gestação, que tenham feito pelo menos duas consultas de pré-natal e que se encaixem nos demais critérios estabelecidos pelas normas técnicas vigentes.

As bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário coletadas serão encaminhadas ao BSCUP, onde serão avaliadas e, as consideradas adequadas, processadas e armazenadas.

As bolsas serão disponibilizadas para pacientes no Brasil e outros países que necessitem desse tipo de transplante, após a realização de testes de compatibilidade.

O Banco de Sangues Raros tem como objetivo estabelecer estoque de unidades de hemácias fenotipadas raras e permitir sua rápida disponibilização para transfusão de pacientes aloimunizados ou que apresentem fenótipos igualmente raros.

Fenótipos raros podem ser caracterizados pela ausência de um antígeno de alta freqüência, presença de antígeno de baixa freqüência, ausência de todos os antígenos de um determinado sistema ou por uma combinação pouco frequente entre antígenos.

O Banco de Sangues Raros funcionará em parceria com os hemocentros que são responsáveis pela triagem clínica, hematológica e sorológica dos doadores, bem como a fenotipagem das hemácias, coleta de sangue e fracionamento do concentrado de hemácias.

O Cetebio irá preparar a bolsa de concentrado de hemácias para sua criopreservação, o que permite sua armazenagem por períodos de até dez anos e disponibilização, tão logo exista a demanda..

O objetivo do Banco de Pele é instituir estoque e disponibilizar pele alogênica para uso em pacientes com determinados tipos de queimaduras e outros traumas.

Os processos de captação e triagem do potencial doador e a coleta de tecido cutâneo serão realizados em hospitais parceiros. Na chegada ao Centro, o tecido cutâneo coletado será inicialmente cadastrado e pré-estocado, sendo posteriormente submetido a processamento e armazenado. A disponibilização para a população somente é realizada após a liberação de todos os resultados dos testes de controle da qualidade.

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos visa oferecer material ósseo, tendões, ligamentos, meniscos, fáscias e cartilagens para enxertia em pacientes com doenças degenerativas, vítimas de politraumatismo e outras enfermidades, nas áreas de Ortopedia e Odontologia.

Os processos de captação e triagem do potencial doador e a coleta de tecido serão realizados em hospitais parceiros, e o processamento e armazenamento serão realizados no Centro de Tecidos Biológicos. O tipo e tempo para processamento, assim como as condições de armazenamento variam de acordo com as características do tecido e a sua finalidade terapêutica.

 

O Banco de Tecidos Cardiovasculares propõe-se a constituir estoque de tecidos cardiovasculares para transplantes. As atividades de captação e triagem clínica e sorológica do potencial doador e a coleta do tecido serão realizadas em hospitais parceiros, sendo o processamento e armazenamento realizado no Centro de Tecidos Biológicos, sendo disponibilizado conforme a demanda.