Dia 10 - Fundação Hemominas: 39 anos investindo na promoção da vida - Excelência na prestação de serviços nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos, ofertados à população por meio de suas unidades, bem como os avanços nas áreas de ensino e pesquisa - produzindo conhecimento e inovação, marcam o desempenho da Instituição nestes 39 anos de atuação.
Dia 17 - Implantação do PACE de Patrocínio - Parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal. Atividades iniciaram em 17/01/2024.
Dia 18 - Hemominas - Novo procedimento da Hemominas leva mais qualidade de vida a pacientes com anemia falciforme - Eritrocitaférese, procedimento em execução no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) visa tornar mais rápido, confortável e eficaz o tratamento de pacientes com anemia falciforme e que dependem de transfusões frequentes para manutenção de sua saúde.
Dia 16 - Itabira: Hemominas inaugura mais uma unidade de coleta de sangue em Minas Gerais - Em parceria com a prefeitura de Itabira, o PACE Dr. José Pinto pretende facilitar o acesso à doação de sangue para os moradores da região
Dia 3 - Inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Nova Lima – Com o PACE, a população de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para doar sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores, que em Minas Gerais chega a 1,8% da população.
Dia 4 - Hemominas inaugura o Posto Avançado de Coleta Externa “Maria Inês de Oliveira” em São Sebastião do Paraíso - Parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal.
Dia 4 - Posto Avançado de Coleta Externa “Maria Tereza de Moura Minucci” é inaugurado em Formiga - Com estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas, PACE é fruto de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura / Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50.000 habitantes.
Dia 5 - Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa Vanildo Lopes de Souza, em Paracatu – Parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal, o PACE de Paracatu é o 17º a ser implantado no estado, aproximando a doação de sangue da população.
Dia 12 - Cetebio recebe certificação internacional da AABB / ABHH – Certificação foi concedida à unidade pela AABB (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies) e ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular). O Cetebio é um centro de processamento celular que fornece produtos muito seguros e de qualidade para os hospitais que fazem transplante de medula óssea em Minas Gerais,
Agosto
Dia 21 - Laboratório de HLA da Fundação Hemominas implanta rotina de exames pré-transplantes de órgãos sólidos - O Laboratório de Histocompatibilidade (HLA) da Fundação inicia, em agosto, o atendimento dos testes pré-transplantes de órgãos sólidos - exames de tipagem HLA (Antígeno Leucocitário Humano) em regime de urgência para doadores falecidos, um processo crítico para o ranqueamento dos receptores de órgãos sólidos Laboratório funcionará durante o último terço de cada mês, 24 horas por dia, para atender às demandas urgentes dos transplantes.
Setembro
Dia 5 - Hemominas desenvolve hemocomponente que beneficia pacientes com reação alérgica à transfusão de plaquetas - Gerência de Controle de Qualidade da FH introduz a solução aditiva de plaquetas (PAS): paciente do Hospital das Clínicas/UFMG é a primeira no Brasil a receber esse tipo de transfusão – concentrado de plaquetas patógeno inativado ressuspenso em solução aditiva – que reduz riscos e aumenta a segurança do procedimento.
Outubro
Dia 10 - Hemominas reduz de 1 ano para 30 dias o prazo para doação de sangue de quem esteve em áreas de risco para malária - Fundação Hemominas faz a migração da plataforma NAT (Teste de Ácido Nucleico) para a NAT Plus. Essa mudança, além de melhorias gerais na sensibilidade e segurança geral dos testes, possibilitou a redução do prazo de inaptidão para doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas de risco para malária, de 12 meses para 30 dias
Novembro
Dia 23 - Hemocentro de Belo Horizonte recebe a quarta recertificação internacional de qualidade dos serviços - Fundação Hemominas conquista a quarta recertificação do programa de Acreditação da AABB (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies) e ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular), concedida ao Hemocentro de Belo Horizonte (HBH).
Dia 28 - Hemominas homenageia doadores de sangue em Pouso Alegre - Em 28 de novembro, a Fundação Hemominas realizou a solenidade oficial em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O evento homenageou doadores, instituições, entidades e parceiros, que fazem da solidariedade uma forma de salvar vidas.
Dia 14 - Hemominas investe em sistema que amplia segurança aos processos de produção e armazenamento de hemocomponentes. Com o Sistema Online para Acesso Central de Dados, Hemominas investe em uma ferramenta segura e rastreável para a execução dos registros de temperatura e umidade que comprovem a qualidade dos procedimentos realizados na instituição. Sistema abrange o monitoramento de todos os equipamentos técnicos e ambientes utilizados na produção e armazenamento de hemocomponentes e insumos.
Dia 12 - Unidade Móvel da Hemominas inicia as atividades de coleta de sangue - Fundação Hemominas promove nos dias 12 e 13 de abril a primeira campanha para doação de sangue na Unidade Móvel de Coleta Externa. Realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), a ação é voltada para os servidores locais e faz parte do programa “Cuidar de quem cuida”, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em celebração ao Dia Mundial da Saúde.
Dia 21 - Fundação Hemominas é agraciada com a Grande Medalha da Inconfidência – Distinção foi concedida pelo governo de Minas com a Grande Medalha da Inconfidência, uma das mais importantes honrarias do estado, em reconhecimento ao seu papel fundamental na promoção da saúde e na preservação de vidas por meio da doação de sangue.
Dia 13 - Hemominas dá início ao Encontro de Laboratórios com foco na qualificação da Hemorrede Estadual - Objetivo é fortalecer o Programa Estadual de Qualificação, com ênfase no modelo desenvolvido pelo PNQH - O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede, do Ministério da Saúde, que visa promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede do país e ao fortalecimento da articulação com os serviços de hematologia e/ou hemoterapia.
Dia 13 – Pesquisadores do REDS visitam Hemominas - Visita técnica de pesquisadores do REDS (Retrovirus Epidemiology Donor Study). O REDS é o principal estudo referente ao processo da doação de sangue e ao acompanhamento de exames positivos para vírus em candidatos à doação, tendo como proposta encontrar as condições ideais para que se tenha cada vez mais um sangue seguro.
Dia 18 - Hemominas encerra I Simpósio de Pesquisa com destaque para trabalhos desenvolvidos na instituição - Evento teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas esenvolvidas na instituição nos últimos quatro anos, e também promover o encontro entre pesquisadores das áreas de hematologia e hemoterapia.
Dia 10 - Fundação Hemominas promove o IX Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme - Promovido em Belo Horizonte em parceria com o Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal), o IX Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme contempla a necessidade de se retomar e reestruturar o fluxo da política de cuidado integral e aborda temas como diagnóstico e tratamento das complicações relacionadas à triagem neonatal, transplantes de medula óssea e novos tratamentos, além de direitos trabalhistas, sociais e à educação, requeridos pela população que sofre da doença.
Dia 15 - Hemominas recebe moção honrosa na Câmara Municipal de Betim - Moção foi concedida em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pela instituição na Unidade de Coleta local, bem como em todo o estado de Minas Gerais.
Dia 20 - AABB e ABHH recomendam Cetebio para acreditação em nível internacional - Processo para Acreditação do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio) junto à Associação para o Avanço do Sangue e Bioterapias (AABB), do inglês Association for the Advancement of Blood & Biotherapies, e à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) envolveu auditores externos que avaliaram os processos de terapia celular da instituição, no Hemocentro de Belo Horizonte e no Cetebio, em Lagoa Santa. Centro de Processamento Celular (CPC) no Cetebio está em pleno funcionamento, possibilitando o atendimento a pacientes com indicação de Transplante de Medula Óssea (TMO).
Dia 10 - Hemominas celebra 37 anos. Responsável pelo atendimento SUS de cerca de 95 % da demanda de sangue no estado, a instituição investe em pesquisa, inovação, nos setores administrativo, técnico e logística, entre outros, para atender à população com eficiência e segurança.
Dia 13 - Projeto da Hemominas avança na atenção transfusional para pacientes. Projeto PBM - Patient Blood Management visa a uma melhor qualidade na assistência transfusional, prevendo uma redução da utilização de transfusão quando um outro procedimento ou outra terapia possam ser utilizados, em benefício do paciente. Iniciativa, conjunta à Secretaria de Estado da Saúde, atenta às necessidades atuais relacionadas à segurança e sustentabilidade da medicina transfusional,
Dia 15 - Fundação Hemominas recebe recertificação em padrões internacionais. Hemocentro de Belo Horizonte recebe parecer favorável para a terceira recertificação da unidade no programa de Acreditação da AABB/ABHH (American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular).
Dia 10 - XIV Seminário de Iniciação Científica: pesquisas a serviço da vida. Evento apresentou nove trabalhos abrangendo diversas linhas de pesquisa desenvolvidas na instituição. Objetivo é contribuir para divulgar a importância das pesquisas na produção de conhecimento em hematologia, hemoterapia, células e tecidos, e na melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela instituição
Dia 15 - Hemominas e Prefeitura de Varginha inauguram PACE. Fundação Hemominas, em parceria com a Prefeitura Municipal, inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado, em Varginha, no Sul de Minas. O objetivo é possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue, devido à proximidade, segurança e conforto proporcionado ao doador.
Dia 22 - Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Viçosa. Fundação Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Viçosa, na Zona da Mata. Localizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa, o PACE é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Hemominas e a Prefeitura Municipal. Sua instalação contribuirá para o aumento da capacidade de coleta, oferta de sangue e hemocomponentes pela Fundação Hemominas.
Dia 29 - Cetebio recebe representantes do PROADI-SUS. Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais – Cetebio, recebe médicos representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Profissionais do Ministério da Saúde vieram conhecer a estrutura e os processos do Centro de Processamento Celular do Cetebio, com vistas a aumentar o número de transplantes alogênicos de medula óssea no Brasil, além de reduzir a mortalidade e o tempo de internação.
Dia 10 – Fundação Hemominas comemora 36 anos. Responsável pelo atendimento SUS de cerca de 95 % da demanda de sangue no estado, a instituição investe em pesquisa, inovação, nos setores administrativo, técnico e logística, entre outros, para atender à população com eficiência e segurança.
A marchinha de carnaval “Ô Abre Alas”, composta em 1899, serve de inspiração musical para a Fundação Hemominas lançar a campanha “"Carnaval Solidário”. Com a adaptação da letra, o que se pretende é evocar seu espírito visionário, desafiador e até hoje contemporâneo, abrindo alas para atrair mais e mais “foliões” para a nobre causa da doação de sangue, especialmente nesses tempos em que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, em todo o país.
Carnaval Solidário
https://www.facebook.com/hemominas/videos/3144186002467510
https://www.facebook.com/hemominas/videos/738241350212119
https://www.facebook.com/hemominas/videos/136246361695804
https://www.facebook.com/hemominas/videos/140017171220660
https://www.facebook.com/hemominas/videos/810784499646129
Biobanco da Fundação Hemominas é aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), consolidando a Fundação como uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia, ampliando a produção de serviços inovadores oferecidos nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos.
Inaugurado o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Conselheiro Lafaiete
Inaugurado o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Itajubá
Implementação da Técnica de Inativação de Patógenos (TRP)
Recebimento do prêmio "Destaque do Controle", instituído pela Controladoria-Geral do Estado (CGE)
Fevereiro
Hemominas inaugura obra de revitalização da unidade em São João del-Rei. Reformas trazem melhorias no atendimento à população da região, bem como nas condições de trabalho dos servidores.
Setembro
Fundação Hemominas finaliza o projeto estratégico de Centralização dos Testes Imuno-hematológicos dos doadores de sangue, iniciado em 2013.Uniformizaçãodos processos agrega importante ganho em segurança e qualidade
Dezembro
O estudo “Panel of novel kidney injury biomarkers in a large cohort of children with sickle cell anemia” (Painel de novos biomarcadores de lesão renal em uma coorte de crianças com anemia falciforme), desenvolvido por pesquisadores da Fundação Hemominas e da Universidade Federal de Minas Gerais, recebeu o prêmio de melhor trabalho em hematologia pediátrica durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.
Janeiro
Hemominas recebe a terceira certificação no programa de Acreditação da AABB/ABHH (American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular).
Abril
Pesquisadora da Hemominas cria aplicativo que auxilia jovens pacientes falciformes. Com funcionalidades educativas e de registro, o “Globin” serve como um diário e auxilia no planejamento das rotinas de autocuidadoAgosto
Agosto
Hemominas lança plataforma de educação a distância. Modalidade amplia capacidade de difusão do conhecimento para o público interno, além de ajudar na capacitação dos profissionais da área de saúde pública de Minas Gerais.
Novembro
A Fundação Hemominas inaugura, em Barbacena, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) Osvaldo de Melo Campos, implantada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura Municipal, Escola Preparatória de Cadetes AR/EPCAR e apoio da Santa Casa de Misericórdia.
Dezembro
AABB e ABHH recomendam Cetebio para acreditação em nível internacional. Indicaçãodo Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), à certificação ocorreu em 6 de dezembro, junto à American Association of Blood Banks (AABB) e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Instalação do plano de crise para suporte hemoterápico durante o surto de febre amarela no estado. Objetivo é garantir estoque de bolsas de hemocomponentes em quantidade suficiente para o atendimento da demanda transfusional em Minas. Doença provoca redução do número de doadores em toda a Rede Hemominas (pela vacinação específica contra a febre amarela, além do adoecimento da população), bem como a restrição de distribuição de bolsas coletadas nas unidades afetadas, inseridas em áreas de risco, e o aumento da demanda transfusional nos casos graves da doença. Entre as principais medidas adotadas estão a elaboração do Guia de Orientação Transfusional em Febre Amarela, orientações específicas quanto a Triagem Clínica de Doadores durante a situação de surto e quanto ao Tratamento das complicações hemorrágicas da febre amarela.
Hemocentro Regional de Montes Claros recebe homenagem da Câmara Municipal de Montes Claros pelos 30 anos de atividades.
Abril
Hemocentro de Belo Horizonte promove treinamento de reciclagem para médicos e enfermeiros de assistências hemoterápicas. A capacitação reúne profissionais de clínicas de cirurgias plásticas, enfatizando a importância do uso racional do sangue, já que as transfusões sanguíneas sempre envolvem um risco residual. Entre os temas tratados estão: processo de procedimento transfusional, reações transfusionais e transporte correto dos hemocomponentes.
Realização do XI Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas, com apresentação de 19 trabalhos. O evento, que teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), divulgou os resultados de pesquisas desenvolvidas nas áreas de doenças transmissíveis por transfusão e transplante; hemoglobinopatias; coagulopatias; imuno-hematologia e doenças da série vermelha.
Fundação recebe coordenadores e pesquisadores do REDS (Retrovirus Epidemiology Donor Study) para discutir a aprovação de mais uma etapa do projeto. O REDS IV prevê a participação de pesquisadores do Brasil e Estados Unidos, diferentemente das etapas anteriores, que englobavam a África do Sul e a China. Nesta nova etapa, além da participação dos hemocentros de Belo Horizonte e Montes Claros, outras unidades da Hemominas serão convidadas a participar do estudo. O REDS é o principal estudo patrocinado pelo U.S. National Heart, Lung, and Blood Institute of the National Institutes of Health (EUA). As pesquisas referem-se ao processo de doação de sangue, ao acompanhamento de exames positivos para vírus em candidatos à doação e, nesta etapa, estuda a doença falciforme, que é um problema de saúde pública no Brasil e a doença genética de maior incidência no mundo.
Fundação Hemominas recebe Placa de Honraria Pública da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais - Dreminas. Homenagem se dá em reconhecimento aos serviços prestados e contribuição para melhoria de qualidade de vida às pessoas com anemia falciforme no estado de Minas Gerais. Dreminas também homenageia as servidoras Aline Cristiane Silva (assistente social), Michele Pereira (responsável administrativa pelo ambulatório do HBH) e Roberta Oliveira de Paulo e Silva (médica hematologista) com troféus do Prêmio João Batista pelo trabalho desempenhado no acolhimento e atendimento ao paciente falciforme na instituição.
Setembro
Projeto de pesquisa “Análise Molecular de Grupos Sanguíneos em Doadores de Sangue para a Identificação de Variantes Raras”, desenvolvido pela Fundação Hemominas desde 2015, possibilita a descoberta do doador Hy negativo, localizado no Hemocentro Regional de Uberaba (URA). Bolsa de sangue raro foi enviada ao Hospital São Paulo para ser transfundida em uma criança portadora de anemia falciforme.
Hemominas disponibiliza noYoutube três sambas-enredo que incentivam a doação de sangue durante o carnaval. Os sambas foram criados em parceria por compositores mineiros que cederam os direitos autorais das obras para a divulgação da causa. O samba “Descendo a Alameda” é do compositor Evaldo Roch, interpretado por Sérgio Rodrigues dos Santos. A composição fala dos passos para doar sangue e faz referência ao endereço do Hemocentro de Belo Horizonte, que fica na Alameda Ezequiel Dias. Já o samba “Unidos pela vida” é dos autores Genecir Justino (Genecir Passista) e Marco Aurélio de Souza (Marquinho). O samba, que fala da importância de doar sangue, ganhou uma versão especial para o Hemocentro Regional de Juiz de Fora.
Fundação Hemominas e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) promovem minissimpósio e o lançamento da sexta edição do livro HTLV - Coleção Cadernos Hemominas. A publicação, que reúne trabalhos de 73 pesquisadores e colaboradores, contribui para ampliar a divulgação da gravidade da infecção pelo vírus HTLV.
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) comemora 20 anos de atuação com produção bastante significativa: nesse período, o GIPH publicou 71 artigos científicos; foram concluídos 27 mestrados e 13 doutorados e foram publicadas seis edições do Cadernos Hemominas, com as pesquisas em HTLV. O retrovírus HTLV, descoberto em 1980, está associado ao desenvolvimento de doenças como mielopatia, linfoma cutâneo, dermatite e fibromialgia.
Realização do VII Encontro de Pesquisadores e o X Seminário de Iniciação Científica, reunindo pesquisadores e acadêmicos com formações diversas para troca de conhecimento, com apresentação de trabalhos. As pesquisas, em sua quase totalidade desenvolvidas em parcerias com universidades e instituições de ensino, têm foco na aplicação direta nos serviços da Hemominas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, em especial com coagulopatias e hemoglobinopatias.
Realização do Seminário para Apresentação dos Resultados do Projeto de Produção Mais Limpa (P+L), que contempla o compromisso da Fundação Hemominas com a responsabilidade socioambiental. Projeto visa à racionalização do uso dos diversos recursos necessários para manter e resguardar, com qualidade, as atividades laborais na instituição. Um das ações é limitar a produção de resíduos ao estritamente necessário. Este projeto tem o apoio financeiro da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde, bem como a participação de especialistas em Produção Mais Limpa da Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) da UFBA.
Fundação Hemominas é convidada pelo Ministério da Saúde a apoiar o XIV Simpósio Franco-Brasileiro e Encontro Nacional de Hematologia e Hemoterapia, realizado em Belo Horizonte. O Simpósio discute temas de interesse da Hemorrede Nacional, considerando a experiência dos dois países - Brasil e França. Entre eles, gestão de rede de serviços hemoterápicos; gestão de custos na hemoterapia; estratégias para assegurar a cobertura transfusional com sangues raros; produção e distribuição de reagentes utilizados na hemoterapia; perspectivas para triagem de infecções transmissíveis por transfusão, doenças emergentes e o risco transfusional e Teste de Ácido Nucleico na hemoterapia, apresentados a partir da experiência dos hemocentros brasileiros e do instituto francês.
Projeto de pesquisa intitulado “Reticulocyte Count is the Most Important Predictor of Acute Cerebral Ischemiaand High-Risk Transcranial Doppler in a Newborn Cohort of 395 Children with Sickle Cell Anemia, desenvolvido por pesquisadores da Fundação Hemominas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), recebe Prêmio de Melhor Trabalho em Hematologia Pediátrica, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Pesquisa visa identificar quais fatores de risco estão ligados à ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) nas crianças com anemia falciforme, abrindo-lhes, assim, perspectivas de uma melhor qualidade de vida. A anemia falciforme é um distúrbio genético triado no teste do pezinho, que deve ser feito até o quinto dia após o nascimento do bebê. As crianças que apresentam o diagnóstico de Doença Falciforme passam a ser acompanhadas pela equipe multidisciplinar dos ambulatórios da Hemominas.
Hemominas participa do XVIII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), realizado no campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina. Com o tema “Marco legal de ciência, tecnologia e inovação: o papel dos NITs no desenvolvimento regional”, o evento teve a presença de representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas em Minas Gerais. A Fundação tem em seu histórico a tradição de buscar a melhoria e atualização contínuas, promovendo o aprimoramento tecnológico em sua área. Para isso, desenvolve pesquisas de forma permanente, produzindo conhecimento, buscando, em âmbito nacional e internacional, estabelecer parcerias com vistas à inovação.
Fundação Hemominas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia/FINIT, realizada em Belo Horizonte. Evento constitui oportunidade de a Hemominas compartilhar com empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas o conhecimento acumulado em mais de 30 anos de trabalhos em ciência e tecnologia.
Hemominas conquista o terceiro lugar entre os hemocentros nacionais, em concurso do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Reconhecimento se deve às ações desenvolvidas em todas as unidades da Fundação Hemominas, visando à divulgação do ato de doar, bem como a importância da atualização do cadastro de candidatos à doação de medula óssea. O concurso premiou os hemocentros que realizaram ações de intervenção real e virtual sobre o tema. Campanha foi realizada durante os jogos olímpicos e paralímpicos, com o mote: “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo!”
Lançamento da série de vídeos Autocuidado em Doença Falciforme, dirigida especialmente aos pacientes falciformes da Fundação Hemominas. Criados pela psicóloga clínica da Hemominas, Alice Oliver Rosa Sacramento, e a estagiária de psicologia, Maria Aparecida dos Santos, com uma abordagem lúdica e didática, as produções enfocam os temas Água, Alimentação, Talassemia e Gravidez. Produções estão disponíveis no canal do Youtube da Hemominas e em outros sítios eletrônicos, como o da Cehmob. Série prevê continuidade e será também exibida nas salas de espera do paciente e do doador das unidades da Hemominas em todo o estado.
Dezembro
Hemocentro de Belo Horizonte, a maior unidade da Fundação Hemominas no estado, recebe, pela segunda vez, a certificação internacional do programa de Acreditação da AABB/ABHH (American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular). Certificada pela primeira vez em 2015 e recertificada em 2016, o hemocentro atende aos requisitos internacionais relativos à qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes, entre outros. A certificação e os serviços de captação de doadores para oferta de hemocomponentes têm beneficiado pacientes em todo o estado e, em ocasiões especiais, de outros estados brasileiros também. De maneira especial, os pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias são diretamente beneficiados, ainda, com os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas ao longo dos anos na instituição.
Unidade de Coleta de Além Paraíba, na Zona da Mata, comemora 21 anos de atividades.
Banco de Medula Óssea do Cetebio supera metas: em 2015, criopreservou 212 bolsas para o transplante de 85 pacientes; em 2016, a unidade criopreservou 312 bolsas possibilitando o transplante de mais 129 pacientes.
A Fundação Hemominas celebra, em 10 de janeiro, 30 anos de atuação e reconhecimento aos serviços de hemoterapia e hematologia no estado de Minas Gerais. Fundada em 1985, a instituição evoluiu ao longo desses anos com foco na garantia da qualidade, na segurança transfusional e na ampliação do atendimento ao doador. Por ano, mais de 300 mil candidatos a doação de sangue são atendidos em Minas Gerais e mais de 700 mil hemocomponentes são produzidos e entregues para hospitais em todo o estado. Além disso, a instituição registra mais de cinco milhões de testes laboratoriais, incluindo testes sorológicos, moleculares e imuno-hematológicos realizados nas Centrais de Laboratórios da Administração Central para todas as unidades. Em seus ambulatórios, atende cerca de oito mil pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias.
Fundação Hemominas substitui o Sistema de Informática do Ciclo do Sangue. Mudança permite melhoria na rastreabilidade em todos os processos do Ciclo do Sangue: captação de doadores, cadastro, coleta, preparo, rotulagem e armazenamento de hemocomponentes, exames sorológicos e imuno-hematológicos, transfusão e reações transfusionais.
Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) recebe certificação internacional de Gestão em Hemoterapia da American Association of Blood Banks (AABB) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Certificação representa a concretização do trabalho em equipe e a consolidação nacional e internacional da Fundação Hemominas na área de hemoterapia.
Em missão pelo Ministério da Saúde, a Fundação Hemominas e a Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados participam de oficina em Tegucigalpa, Honduras, a fim de contribuir para a revisão do marco legal e da política de sangue e hemoderivados do país. Reuniões com técnicos de saúde locais enfocam proposta de estruturação de uma política de sangue nacional e de um sistema integrado de serviços de hemoterapia, bem como a absorção dos atuais serviços de hemoterapia, como pontos de coleta e de transfusão de sangue.
Fundação Hemominas sedia e preside o IX GCIAMT - Congresso do Grupo Cooperativo Ibero-Americano de Medicina Transfusional, reunindo cerca de mil participantes. O GCIAMT abrange todos os países da América Latina e também Espanha e Portugal, na missão de fomentar e promover o desenvolvimento da Medicina Transfusional, em benefício da saúde e bem-estar da população. Evento tem realização conjunta da Fundação Hemominas, Governo do Estado de Minas Gerais, SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal, com o apoio da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Em paralelo, a Fundação promove, também, o VIII Simpósio Hemominas de Transfusão Sanguínea. O evento reúne profissionais de todas as unidades da Fundação no estado e representantes das agências transfusionais e comitês transfusionais de estabelecimentos de saúde.
Equipe do Projeto REDS III – Retrovirus Epidemiology Donor Study (Estudo Multicêntrico Internacional em Doadores de Sangue) – se reúne no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), dando início à segunda etapa dos estudos sobre a doença falciforme. Projeto conta com a participação de especialistas e técnicos dos hemocentros de Belo Horizonte (HBH), Montes Claros e Juiz de Fora, além do epidemiologista norte-americano Christopher Mc CLure e da professora da USP, Lígia Capuani. Entre os 2800 participantes do REDS III, o Brasil constitui-se na maior coorte da doença falciforme do mundo. Estudo prospectivo dessa segunda fase acompanha os pacientes ao longo do tempo para verificar o impacto da transfusão de sangue no sistema imunológico do paciente e os benefícios da transfusão frente às complicações que a doença apresenta. Pesquisas visam à melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Ambulatório do Hemonúcleo de Divinópolis passa a utilizar o prontuário eletrônico do paciente, pelo qual os dados dos pacientes cadastrados passam a ficar acessíveis online em qualquer unidade da Fundação para o acompanhamento ambulatorial. Iniciativa beneficia pacientes da Fundação que, em sua maior parte, são portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, requerendo, portanto, companhamento sistemático, integrado e contínuo.
Fundação Hemominas participa do International Society on Thrombosis and Haemostasis 2015 Congress, com apresentação de quatro trabalhos (pôsteres) enfocando pesquisas desenvolvidas no Serviço de Pesquisa da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico da Hemominas, em parceria com a UFMG e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sediado em Toronto (Canadá), o evento reuniu autoridades mundiais em trombose, hemostasia e biologia vascular, apresentando os mais recentes avanços e troca de experiências científicas, além de discutir novas aplicações clínicas para melhorar o atendimento dos pacientes. Participação da Hemominas no congresso teve a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também da Fapemig, que financiou as pesquisas.
Hemominas participa do 1º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais, realizado pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob), em Belo Horizonte, com o patrocínio do Ministério da Saúde e apoio da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), Federação Nacional das Associações de Doença Falciforme (Fenafal), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e secretarias municipais de saúde e de assistência social do estado. Encontro reúne cerca de 500 participantes de todo o país e tem como objetivo discutir a atuação do profissional de Assistência Social na atenção às pessoas com doença falciforme.
Fundação Hemominas participa da comemoração do Dia Mundial dos Doadores Voluntários de Sangue, evento sediado em Brasília, que reúne 17 países da América Latina, Caribe e África. Encontro debate os avanços e o fortalecimento da doação voluntária de sangue.
Inaugurado o portal da Hemominas, após processo de reformulação desenvolvido em parceria com a Prodemge. Com cerca de dois mil itens, a nova arquitetura trouxe melhorias na organização do conteúdo, facilitando o acesso dos cidadãos mineiros aos serviços da Fundação. As mudanças levaram em consideração as necessidades apresentadas pelos servidores, pacientes, doadores e candidatos à doação, entre outros usuários.
Pesquisadores do REDS III (Retrovirus Epidemiology Donor Study)reúnem-se novamente na Fundação Hemominas, dando sequênciaaoprojeto que avalia melhores formas de tratamento para a doença falciforme e outras doenças do sangue. Participam três médicos pesquisadores norte-americanos: as hematologistas Caroline Hope e Shannon Kelly e o epidemiologista Brian Custer, que destacam a relevância do projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não só no Brasil, mas nos Estados Unidos.A Hemominas participa do REDS III com estudos em três unidades: Hemocentro de Belo Horizonte e hemocentros regionais de Juiz de Fora e de Montes Claros, que refletem regiões distintas de Minas Gerais – Central, Sudeste/Zona da Mata e Norte e fazem atendimento ambulatorial, além de terem pesquisas em andamento.
Fundação Hemominas participa do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido em Belo Horizonte pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Fundação destaca ações estratégicas para fortalecer os serviços realizados pela instituição, como a centralização dos laboratórios de sorologia e imuno-hematologia, que influenciam na redução de custos.
Fundação Hemominas participa da cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – HEMO 2015, no qual recebe uma placa de homenagem do Programa de Acreditação da ABHH/AABB. A distinção refere-se à certificação internacional de Gestão em Hemoterapia da American Association of Blood Banks (AABB) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), obtida pelo Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) em março desse ano.Todo o processo de adequação do HBH aos requisitos da AABB/ABHH, que teve início há mais de quatro anos, exigiu a reformulação dos processos, treinamentos e toda a parte de consultoria.
Indicada pelo Ministério da Saúde, a Fundação Hemominas recebe, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), profissionais de saúde de Honduras que participam de visita técnica, prevista em projeto de cooperação com Honduras. O objetivo é apresentar as práticas de captação de doadores voluntários de sangue em um serviço de hemoterapia no Brasil, contribuindo assim para capacitação dos profissionais hondurenhos como responsáveis técnicos de serviços de hemoterapia. O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Honduras é uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
III Encontro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) reúne cerca de 20 pesquisadores e integrantes do grupo. Coordenado pela Fundação Hemominas, o GIPH tem objetivo geral de estabelecer uma coorte aberta prevalente para acompanhamento de indivíduos com sorologia positiva ou indeterminada para HTLV-1 e 2, buscando avaliar aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dessa população e de seus familiares.
Hemocentro de Belo Horizonte – maior unidade da Fundação Hemominas – inaugura sistema de agendamento prévio de doação de sangue. Candidato à doação pode utilizar o telefone 155, opção 8, sem custos, para agendar atendimento, de segunda a sexta-feira, entre 7 horas e 18 horas.
A Fundação Hemominas inaugura o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público de Minas Gerais. Instalado na sede do Cetebio - Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais, em Lagoa Santa, esse é um projeto do Governo de Minas Gerais e será o maior centro público integrado de tecidos biológicos da América Latina. Com ele, a Fundação Hemominas dá importante passo para a realização de transplantes de medula óssea. O BSCUP é o serviço responsável pela obtenção, avaliação e disponibilização de sangue do cordão umbilical e placentário para uso terapêutico. Esse material é rico em células-tronco hematopoéticas, capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, que podem ser utilizadas para tratar pacientes com doenças hematológicas, por exemplo, cânceres das células sanguíneas e outras doenças em que há a necessidade de realização do transplante. O Banco faz parte da Rede BrasilCord, gerenciado pela Fundação do Câncer, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é o 13º banco a ser inaugurado no país, sob a coordenação do INCA – Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde.
Hemocentro de Belo Horizonte sedia o VIII Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas. Promovido pelo Serviço de Pesquisa da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico, o encontro reuniu cerca de 30 participantes, com a apresentação de 17 trabalhos, resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Programa de Iniciação Científica (PBIC), ano 2013 da Hemominas. Os temas enfocados foram Hemoglobinopatias; Coagulopatias; Imuno-hematologia; Doação de sangue e derivados e Doenças transmissíveis pelo sangue. Participaram do evento bolsistas do Hemocentro de Belo Horizonte e das unidades de Uberaba e Juiz de Fora.
Realização do Encontro de Produção e Controle de Qualidade de Hemocomponentes. O evento acontece em Belo Horizonte, reunindo cerca de 100 servidores da área técnica da Rede Hemominas para discutir produção, armazenamento, controle de qualidade e transporte de hemocomponentes.
Lançamento da campanha Sou doador!
Banco de Medula Óssea (BMO) é o primeiro dos sete Bancos que compõem o Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) autorizado pela Vigilância Sanitária Estadual (Visa) a começar a receber pacientes que necessitam de transplante autológo de medula óssea.
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) promove, no Hemocentro de Belo Horizonte, o I Encontro de pessoas vivendo com HTLV/Belo Horizonte.
Lançamento do “Campeonato da Torcida Doadora”, com o objetivo de mobilizar torcedores de Minas e amantes do futebol e outros esportes para a causa da doação de sangue. A campanha, realizada em todas as unidades da Fundação Hemominas no estado durante o campeonato mineiro de futebol, contabilizou 36 mil doadores, contribuindo para mais de 200 mil transfusões realizadas no mesmo período (de fevereiro a maio de 2013). Apoios: times que disputam o campeonato mineiro, Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), TV Globo Minas e Federação Mineira de Futebol (FMF).
Especialistas em doença falciforme reúnem-se em Belo Horizonte para discutir o projeto Atenção Especializada para Doença Falciforme (PAE). O objetivo – agregar a contribuição desses profissionais nacionais e internacionais para o conhecimento e a melhoria do atendimento ao paciente com doença falciforme. Workshop promovido pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG).
Fundação contrata software na área de prontuário eletrônico para gestão do ambulatório e do laboratório da rede Hemominas. Com investimentos de R$1 milhão e 860 mil reais, o sistema será implantado em 16 unidades da Fundação no estado, até o final de julho de 2015. O software, além de fazer toda a gestão dos processos, irá substituir, com máxima segurança, os prontuários físicos ambulatoriais, agilizando procedimentos e aprimorando a qualidade do serviço prestado.
Fundação Hemominas inaugura o Posto de Coleta Estação BH, o primeiro posto fixo de coleta de sangue do país implantado dentro de um shopping center. Iniciativa inédita pelo seu perfil de inserção social, o projeto “Implantação de um posto de coleta de sangue da Fundação Hemominas no Shopping Estação BH” conquistou, em 2012, o segundo lugar na Categoria Servidor do 7º Prêmio Excelência em Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Com capacidade para coletar até 80 bolsas/dia, iniciativa atende antiga solicitação da população de Venda Nova, que compreende mais de 800 mil habitantes.
OBS.: De acordo com o decreto 45.822/11, a denominação Núcleos ou Hemonúcleos Regionais foi alterada para Hemonúcleo.
Com dois anos de vigência (2012-2014), o programa ARCUS (Ações em Região de Cooperação Universitária e Científica) Nord-Pas de Calais – Minas Gerais propõe estimular a pesquisa e o intercâmbio entre instituições do Brasil e da França. A Fundação Hemominas atua no eixo de hematologia, com o envio de dois funcionários ao Centro Hospitalar Universitário de Lille para participar de treinamento teórico-prático sobre atendimento e acompanhamento clínico e laboratorial de pacientes com hemofilia.
Em primeiro de março, Júnia Guimarães Mourão Cioffi é designada presidente da Fundação Hemominas.
Em iniciativa pioneira, a Fundação promove, em Belo Horizonte o I Encontro Cetebio – Estudos Técnicos sobre Bancos Multitecidos – com as parcerias do Héma-Québec, hemocentro público do Canadá, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O encontro reúne representantes de instituições nacionais e internacionais ligadas a centros e bancos de tecidos biológicos.
A Fundação Hemominas, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz/Bio-Manguinhos, começa a realizar o Teste de Ácido Nucleico (NAT) na triagem dos doadores de sangue de todas as suas unidades. O NAT é um teste para detecção de Ácidos Nucleicos do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e HCV (Vírus da hepatite C), que objetiva diminuir o risco transfusional causado por esses vírus.
Prevê-se a implantação gradativa do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).
Hemominas alcança marca de um milhão de candidatos à doação de sangue na capital.
Criação do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento da Fundação Hemominas (Inovhemos).
Hemominas introduz a realização de pool de plaquetas no país. Essa técnica de fracionamento torna mais eficiente o uso do componente que auxilia na coagulação do sangue, promovendo a redução das reações transfusionais.
Implantação da Unidade da Fundação Hemominas no município de Poços de Caldas.
Teste de HTLV passa a ser obrigatório na rede pública de saúde em Minas Gerais.
Hemocentro Regional de Uberaba tem o primeiro doador de medula óssea.
Hemominas é a recordista no cadastramento de candidatos à doação de medula óssea no país. De janeiro a novembro de 2008, foram mais de 40 mil candidatos à doação de medula cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Hemominas inicia pesquisa internacional sobre doença de Chagas.
Fundação Hemominas realiza I Seminário de Iniciação Científica.
Hemocentro Regional de Juiz de Fora comemora 20 anos de história.
Hemominas assina Acordo de Cooperação com o Héma-Québec - hemocentro público do Canadá.
Criação do Núcleo de Correição Administrativa da Fundação (Nucad).
Laboratório de hematologia inicia procedimentos de avaliação externa dos testes diagnósticos para coagulopatias, em parceria com a Federação Mundial de Hemofilia. Esse, o primeiro passo para o desenvolvimento de uma irmandade da Fundação com um serviço de atendimento ao paciente hemofílico, localizado em Sheffield (Inglaterra).
Realização do IX Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil.
Publicação do livro HTLV-1/2 – coleção Cadernos Hemominas.
Pesquisa “Neutralização de inibidores do fator VIII por peptídeos que mimetizam o domínio C 2”, do pesquisador Daniel Gonçalves Chaves, realizada em parceria com a Fundação Hemominas, conquista o prêmio Walter Oswaldo Cruz no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (Hemo 2006), em Pernambuco.
Programa Doador do Futuro registra 635 palestras realizadas para jovens, com a presença de 26.689 estudantes.
Realização do II Encontro de Pesquisadores da Fundação.
Hemominas centraliza laboratórios de sorologia para triagem dos doadores, permitindo melhoria na padronização dos processos e redução do custo dos testes.
Hemominas organiza o I Encontro de Investigadores do HTLV I e II da América do Sul.
VIII Simpósio Franco-Brasileiro de Segurança Transfusional.
II Encontro da Hemorrede Pública.
Implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Sistemas de Saúde (PGRSS).
Início do projeto Capes/Cofecub, envolvendo colaboração internacional com o Laboratório de Biotecnologia da Faculté de Pharmacie – CNRS (França), UFMG e Hemominas. O projeto – Biotecnologia de peptídeos sintéticos aplicados ao tratamento das complicações da Hemofilia A – abre importante campo de investigação nessa área.
Participação no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Institucional da Fapemig, recebendo cotas de bolsas para orientação de estudantes de graduação.
Fundação credencia-se para participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Institucional da Fapemig.
Criação do Núcleo Regional de Diamantina.
Criação de dois grupos de pesquisa junto ao CNPq: Grupo de Estudos em Distúrbios da Hemostasia (GEDH) e Biohemo.
Realização do II Simpósio de Ética em Pesquisa da Fundação Hemominas.
Criação do “Dia do Paciente Hemominas”, comemorado em 24 de junho.
Criação do Posto de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek.
Realização do I Encontro de Pesquisadores da Fundação Hemominas.
Aprovação do Programa de Qualidade da Fundação Hemominas – uma das prioridades estratégicas institucionais responsáveis pela operacionalização da Missão e conquista da Visão de Futuro da Fundação.
Criação da Agência Transfusional do Hospital de Pronto Socorro de Venda Nova.
Realização do I Simpósio de Ética em Pesquisa da Fundação Hemominas.
Instalação do Núcleo Regional de Ponte Nova
Hemominas assume, em dezembro, a competência de cadastrar os candidatos à doação de medula óssea no estado.
Publicação do livro “HTLV-I e HTLV-II – Coleção Cadernos Hemominas (3ª edição).
Inclusão da Fundação Hemominas como instituição participante do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da Fapemig.
Nova fase do programa de Qualidade dá início ao processo de preparação para a busca da Acreditação. Fundação consolida seu compromisso com a excelência criando a Secretaria Executiva do Programa de Qualidade.
Em 02 de junho de 1999, Anna Bárbara de Feitas Carneiro Proietti toma posse como presidente da Fundação Hemominas.
Construção e implantação do laboratório piloto de biotecnologia, posteriormente integrado ao laboratório de pesquisa, onde são desenvolvidas pesquisas nas diferentes áreas da hemoterapia.
O Programa de Triagem Neonatal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad/UFMG), inicia, em março, a triagem de portadores de Doença Falciforme no programa do Teste do Pezinho. Crianças são encaminhadas à Fundação Hemominas para tratamento nas 12 unidades habilitadas da rede.
São iniciados testes para controle de qualidade em imuno-hematologia.
Implantação do Posto de Coleta/Agência Transfusional de Betim.
Construção e implantação do laboratório piloto de biotecnologia.
Fundação Hemominas inicia o atendimento hemoterápico à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o maior hospital em número de leitos no estado, à época (cerca de 1200).
Portaria n.° 001/96, de 12 de abril, estabelece convênio entre a Fundação Hemominas e hospitais em MG para fornecimento de sangue e hemocomponentes.
Implantação da Agência Transfusional de Frutal, do Posto de Coleta/Agência Transfusional de Além Paraíba, e do Núcleo Regional de Patos de Minas.
Realização do IV Simpósio Internacional sobre HTLV-1/2 no Brasil e III Jornada de Hemoterapia e Hematologia da Fundação Hemominas (junho/1996) e II Encontro de Fracionadores de Sangue.
Publicação do livro Linhas de Pesquisa e Projetos da Fundação Hemominas – Cadernos Hemominas (edição inglês/português).
Publicação do livro HTLV-I e HTLV-II – Coleção Cadernos Hemominas (2ª edição).
Criação do Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo seres humanos – CEP Hemominas.
Início do trabalho do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (GIPH).
O Programa de Qualidade da Fundação Hemominas (PQFH) tem como missão o desenvolvimento das práticas de gestão pública de excelência em suas unidades, fazendo com que elas se destaquem por sua agilidade, credibilidade, criatividade, ética, racionalidade, respeito, responsabilidade social e valorização do ser humano.
(Mourão, 2005)
A busca contínua da qualidade – princípio e condição fundamentais, especialmente quando se lida com os altos riscos inerentes à atividade hemoterápica – sempre pontuou a trajetória da Fundação Hemominas. Já em 1985, o então Hemocentro MG desenvolve ações intuitivas da qualidade que vão se sucedendo a cada ano. De 1995 a 1999, a Fundação inicia um programa formal de melhoria da gestão, segundo conceitos e métodos preconizados pela Qualidade Total. Convênio firmado com a Fundação Christiano Ottoni, vinculada à UFMG, permite à Hemominas desenvolver programas de gestão do ambiente e combate ao desperdício, baseados nos conceitos do 5 S. Incorporam-se, ainda, à cultura gerencial da Fundação instrumentos como o Procedimento Operacional Padrão (POP) e o Ciclo PDCA de Controle de Processos ou Ciclo de Deming (Planejar, Implementar, Verificar e Agir), cujo princípio é tornar os processos mais claros e ágeis na execução da gestão.
Implantação dos Núcleos Regionais de Divinópolis e Passos.
Implantação do Hemocentro Regional de Pouso Alegre.
Hemominas começa a fazer testes de controle de qualidade internos e externos nos laboratórios de sorologia. O objetivo é avaliar o teste realizado em todas as suas etapas, gerando informações que possibilitem melhoria de processos. Na atualidade, o laboratório de sorologia realiza aproximadamente 7500 reações por dia, incluindo testes sorológicos para HIV, HTLV I/II, hepatites B e C, doença de Chagas e sífilis.
Publicação do livro HTLV-I e HTLV-II – Coleção Cadernos Hemominas. Edição coordenada por Anna Bárbara Proietti, com participação de pesquisadores nacionais.
Implantação dos Núcleos Regionais de Sete Lagoas, Manhuaçu e do Hemocentro Regional de Uberlândia.
Fundação é cadastrada como instituição de pesquisa junto ao CNPq e define suas linhas de atuação.
Em 06 de dezembro, Ângela Gabriela Naves Givisiez toma posse como presidente da Fundação Hemominas.
Criação do Núcleo Regional de São João del-Rei.
Criação do Serviço de Pesquisa da Fundação.
Março
Inauguram-se as obras de reforma e ampliação do prédio da Fundação, construído em 1985, instituindo-se o Dia do Funcionário da Fundação Hemominas, comemorado em 11 de março. Observam-se os avanços: duplicação da capacidade de coleta de sangue; ampliação do Programa de Interiorização, com a inauguração do Núcleo Regional de Ituiutaba.
Junho
Realização da I Jornada Brasileira de Hemoterapia e Hematologia, primeiro evento científico de cunho nacional promovido pela entidade.
Hemominas incrementa a ação ambulatorial com o atendimento sistemático a pacientes portadores de hemoglobinopatias: unidades de todo o estado absorvem o atendimento especializado dos doentes falciformes.
Novembro
Ocorre a publicação do primeiro número do Jornal Hemominas.
Março
O médico Laércio de Melo é nomeado o 1° presidente da Fundação Hemominas, cargo que exerce até 31 de dezembro de 1993, data em que completa 10 anos de efetiva atuação na instituição, desde o início da implantação do Pró-Sangue em Minas Gerais.
Visando racionalizar custos e agilizar o processo de interiorização e, ao mesmo tempo, manter, modernizar e ampliar a cobertura hematológica e hemoterápica das unidades já instaladas, opta-se pela celebração de Convênios de Cooperação Mútua com instituições locais e regionais.
Inauguração do Hemocentro Regional de Uberaba.
Com a Lei autorizativa n° 10.057, de 26 de dezembro, institui-se a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais – Fundação Hemominas –, com personalidade jurídica de direito público, vinculando-a, a partir de então, à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e não mais à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A transformação em Fundação e sua regulamentação, através dos decretos n°s 31.023, de 23 de março de 1990, e 35.774, de 04 de agosto de 1994, permitiram maior crescimento e expansão de seus serviços por todo o estado.
Início do Projeto de Expansão e Interiorização dos Serviços Hemoterápicos no Estado de Minas Gerais: com recursos próprios do estado, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) implanta o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Montes Claros e os Núcleos de Governador Valadares e Juiz de Fora para atender, inicialmente, a demanda transfusional do município-sede das respectivas unidades que, em 1991, ganham abrangência regional.
Fundação Hemominas inicia o trabalho de Formação do Doador do Futuro, em parceria com escolas do ensino fundamental e médio.
Janeiro
Inaugura-se oficialmente o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais, construído em área cedida pelo Hospital das Clínicas, e que passou a ser conhecido como Hemominas. Construído em área cedida pelo Hospital das Clínicas, o Centro é a entidade responsável pela hemoterapia e hematologia públicas em Minas, respondendo pelo planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação da Política Estadual de Sangue e Hemoderivados de Minas Gerais.
Nesse ano, ainda como unidade da Fhemig, tem a função de atender à demanda transfusional local dos hospitais públicos e privados, alcançando inicialmente a região metropolitana de Belo Horizonte. Também passa a receber pacientes hemofílicos que demandavam atendimento especializado.Em maio, sob direção do médico Laércio de Melo, o Hemocentro de Minas Gerais se instala provisoriamente no antigo Banco de Sangue do Hospital das Clínicas (HC), localizado no andar térreo do hospital.
Tem início a implantação das diretrizes nacionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte, atendendo aos pacientes do HC e das unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Entre as iniciativas, destacam-se: