O Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais - Cetebio visa disponibilizar aos pacientes células e tecidos biológicos coletados e processados segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As células progenitoras hematopoéticas (CPH) são coletadas de doadores autólogos e alogênicos e são destinadas aos pacientes com doenças hematológicas. Os tecidos serão coletados de doadores alogênicos vivos e não vivos e destinados aos pacientes com queimaduras graves e doenças oftalmológicas. A estrutura compartilhada otimiza os processos, reduz custos, facilita a logística e permite maior difusão de conhecimento.

Saiba mais sobre essa unidade

A implantação do Cetebio está sendo feita em etapas. O Centro de Processamento Celular (CPC) já está em pleno funcionamento, possibilitando o atendimento a pacientes com indicação de Transplante de Medula Óssea (TMO).  A próxima etapa contemplará o Banco de Membrana Amniótica (BMA) e o Banco de Pele (BP).

Processos Produtivos

Os processos produtivos dos Bancos de Células e Tecidos Biológicos preveem cinco etapas:

Captação de Doadores e Coleta de Tecidos e Células

Consiste na seleção de doadores por meio de triagem clínica, triagem laboratorial e na obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para efetivação da coleta das células e tecidos. Essa etapa é executada em hemocentros e hospitais parceiros. 

Recepção

É a primeira etapa realizada dentro da estrutura física do Cetebio. Consiste no recebimento das células e tecidos, aferição da temperatura e condições de transporte, inspeção visual e armazenamento temporário.

Processamento e Armazenamento

Nesta fase, as células e tecidos são processados, avaliados quanto a sua qualidade e armazenados de acordo com as especificações de cada um dos Bancos até a sua distribuição. 

Distribuição

É feita após o recebimento da solicitação formal, feita por uma equipe ou médico responsável vinculado a um estabelecimento de saúde contratante autorizado pelo Ministério da Saúde para a utilização das células ou tecidos, conforme legislação vigente.

  • Pesquisa

Na unidade Cetebio, são realizadas pesquisas científicas com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dos processos e produtos biológicos. Além disso, são exercidas atividades relacionadas à formação de recursos humanos, inovação tecnológica e de produção científica.

Legislação Aplicada

  • Portaria da Consolidação nº 04, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde.
  • RDC ANVISA nº 508, de 27 de maio de 2021. Dispões sobre Boas Práticas em Células Humanas para Uso Terapêutico e pesquisa clínica, e dá outras providências.
  • RDC ANVISA nº 55, de 11 de dezembro de 2015. Dispõe sobre as Boas Práticas em Tecidos Humanos para uso terapêutico.
  • RDC ANVISA nº 32, de 11 de junho de 2012. Dispõe sobre as diretrizes para embalagens primárias utilizadas no acondicionamento de tecidos humanos para fins terapêuticos e dá outras providências.
  • RDC ANVISA nº 504, de 27 de maio de 2021. Dispõe sobre as Boas Práticas para o transporte de material biológico humano.
  • Decreto nº 9.175, de 18 de outubro de 2017. Regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, para tratar da disposição de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.
Gestor responsável: Cetebio