Início do Projeto de Expansão e Interiorização dos Serviços Hemoterápicos no Estado de Minas Gerais / inicia o trabalho de Formação do Doador do Futuro

Janeiro

Inaugura-se oficialmente o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais, construído em área cedida pelo Hospital das Clínicas, e que passou a ser conhecido como Hemominas. Construído em área cedida pelo Hospital das Clínicas, o Centro é a entidade responsável pela hemoterapia e hematologia públicas em Minas, respondendo pelo planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação da Política Estadual de Sangue e Hemoderivados de Minas Gerais.

Nesse ano, ainda como unidade da Fhemig, tem a função de atender à demanda transfusional local dos hospitais públicos e privados, alcançando inicialmente a região metropolitana de Belo Horizonte. Também passa a receber pacientes hemofílicos que demandavam atendimento especializado.

Entre os objetivos e prioridades da época constam: estruturação do serviço de recrutamento de doadores; coleta e fracionamento de 48 mil unidades de sangue; realização de transfusões de sangue em todas as unidades públicas da capital e início de atendimento às unidades privadas interessadas; realização de 384 mil testes de laboratório no sangue colhido; dar suporte aos 250 pacientes hemofílicos cadastrados no Hospital Alberto Cavalcanti; início do projeto de construção do ambulatório multidisciplinar para atendimento aos pacientes hemofílicos; construção de refeitório para funcionários.