Programa inédito na instituição propõe novas reflexões e possibilidades para a vida pós-trabalho.

 Orientar os servidores promovendo reflexões acerca do momento de afastamento do trabalho e da profissão, bem como compartilhar informações e experiências e, sobretudo, discutir os projetos e sonhos para serem executados, a partir da aposentadoria, é o principal objetivo do Programa de Orientação para Aposentadoria, criado pela Gerência de Recursos Humanos da Fundação Hemominas. A primeira turma contemplada participou de várias atividades, no período de 12 a 14 de setembro, em Belo Horizonte. Na abertura do evento, a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, destacou a importância de acolher os servidores que chegam e também cuidar dos que ajudaram a construir a história da instituição. “A Hemominas cuida de pessoas há 30 anos”, comemorou.

Nos dias 12 e 13, foram proferidas palestras: “Reflexão sobre o significado do trabalho e identidade”, com o psicólogo João César de Freitas Fonseca; “Aposentadoria, voluntariado e felicidade”, com Benedito Nunes Rosa, pesquisador da Fundação Dom Cabral. A palestra “Promoção da saúde integral na terceira idade”, feita pela Drª Anna Bárbara Proietti, servidora e ex-presidente da Hemominas, coordenou uma mesa composta por servidores aposentados, que compartilharam suas vivências sobre “Vida após a aposentadoria”. Comemorando uma história de 86 anos de vida, ainda na ativa profissional, o barbeiro Sebastião Ligeiro, pai da servidora Adalgisa Ligeiro, falou sobre o prazer de trabalhar.

No segundo dia, Marilúcia Martins Calçado, representante da Seplag, falou sobre os “Aspectos legais e normativos da aposentadoria no serviço público”, explicando sobre a estrutura do sistema previdenciário no Brasil e questões específicas como férias-prêmio. “Envelhecer positivamente: quais as possibilidades?” foi o tema abordado pela psicóloga Andréa Lúcia de Aguiar Mendes e “Planejamento financeiro para aposentadoria”, por José Rios Rodarte, professor de MBA do Senac.

Com música e animação, a ginástica laboral, que já faz parte da rotina da Hemominas, a comissão organizadora garantiu bons momentos aos participantes. O encerramento do programa, no dia 14 de setembro, foi com um passeio ao Instituto Inhotim, sede de um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. A excursão permitiu um momento de descontração, cultura e integração entre os servidores.

Nova etapa

A aposentadoria representa uma nova etapa na vida das pessoas, positiva ou negativa. Para alguns aposentados significa liberdade, possibilidade de realizar projetos até então relegados a segundo plano e aproveitar a vida; para outros, não estar trabalhando pode significar inutilidade e invalidez do indivíduo, ou seja, pode provocar  sentimentos de ansiedade e exclusão social.

Segundo José Carlos Zanelli, especialista em psicologia organizacional e do trabalho, o labor é uma atividade que demanda esforço físico e psíquico, capaz de transformar e dar sentido à vida do ser humano. Tal significação explica a dificuldade das pessoas em alterar sua rotina ao se aposentar. Pensando em facilitar a transição para esta fase, a Fundação Hemominas, por meio da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e sob coordenação da psicóloga organizacional Marcelaine Dornelas, desenvolveu o programa “Ressignificando a Aposentadoria”.

“É preciso cuidar tanto dos servidores que estão chegando, mas principalmente daqueles que estão próximos da saída. É uma forma de reconhecimento aos que se dedicaram à Fundação, ‘doaram seu sangue’ nas atividades diárias”, esclarece Marcelaine Dornelas. O principal objetivo é refletir sobre o momento da aposentadoria, por meio de palestras que envolvam aspecto social, psicológico, familiar, saúde, lazer, financeiro e legal, além de atividades em grupo que possibilitem aos participantes potencializar suas qualidades, descortinar novos horizontes e minimizar as possíveis angústias geradas pela chegada desse momento. 

Organização

Inicialmente, o convite para a participação do programa foi direcionado aos servidores da Hemominas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que poderão se aposentar até final de 2017. Contudo, de acordo com a coordenadora do programa, a proposta é de, posteriormente, ampliar para as unidades da Hemominas localizadas no interior do estado, diversificando as atividades, formando grupos para que seja realizado um trabalho contínuo.

Durante o evento, profissionais da área de Psicologia, professores, doutores e aposentados conversaram sobre novas definições para a aposentadoria, experiências, vivências, aspectos legais e normativos da aposentadoria no serviço público, significado do trabalho e sua relação na construção da identidade, dentre outros assuntos.

A divulgação do programa se deu via e-mails enviados aos servidores, cartazes nos quadros de aviso e banners, estrategicamente expostos na Administração Central da Fundação Hemominas e no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH).

Parcerias

Todas as atividades foram muito elogiadas pelos cinquenta servidores inscritos, que avaliaram a implantação do programa, importante instrumento a ser utilizado pela Gerência de Recursos Humanos para aprofundar e/ou inserir outras atividades e temas pertinentes à aposentadoria.  

Para que o programa da Fundação Hemominas fosse implantado, foi importante o compartilhamento da experiência da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) do Governo de Minas, que promoveu, em 2015, a terceira edição de seu programa de orientação para a aposentadoria.

E, para a execução das atividades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) cedeu o auditório, localizado na rua Guajajaras, 40, em Belo Horizonte, além de disponibilizar o professor de MBA José Rios Rodarte.

O Senac faz parcerias locais, entre as quais se destacam as realizadas com prefeituras, governos estaduais, ONGs, empresas e instituições públicas e privadas, voltadas ao fomento da cidadania e ao acesso à educação profissional.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Ações e Programas   servidor público