Por que vacinação recente impede a doação de sangue?

Algumas vacinas são produzidas com microorganismos vivos atenuados (enfraquecidos) que não causam doença em pessoas sadias. Em algumas situações em que a pessoa encontra-se debilitada, por exemplo, quando em uso de grandes doses de corticoides, em quimioterapia ou com doenças graves como o câncer, a vacina pode levar à ocorrência da doença. Estas vacinas geram um período de inaptidão maior, prevendo-se que a resposta imunológica do receptor já tenha eliminado o microorganismo por ocasião da doação. As vacinas produzidas a partir de microorganismos mortos também impedem a doação, porém, por períodos menores; em virtude da possibilidade de ocorrência de reações adversas nos dias subsequentes à sua administração e de reações cruzadas nos exames sorológicos realizados no sangue doado.

Quem tomou vacina contra a Covid 19 pode doar sangue?



O prazo de inaptidão para doação de sangue após vacinação dependerá da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, observar os seguintes prazos:

  • Coronovac/Sinovac - 48 horas.
  • Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz - 7 dias.

Orientamos apresentar o cartão de vacinação no dia da doação de sangue. Lembramos que, neste momento de pandemia, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a COVID não poderão doar sangue.