Descrição

Diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de coagulopatias  hereditárias que necessitam de reposição dos fatores da coagulação deficientes, dependendo da gravidade da deficiência (tais como hemofilias leve, moderada a grave), no estado de Minas Gerais.  As principais coagulopatias hereditárias são as Hemofilias A, B , Doença von Willebrand, mas existem outras coagulopatias menos frequentes. Essas patologias, de evolução crônica, podem acarretar sequelas físicas, principalmente em caso de  pacientes com hemofilias moderadas a graves e, para reduzir os danos e garantir a qualidade de vida dos pacientes, a Hemominas disponibiliza uma equipe multiprofissional – composta por hematologista, clínico geral, infectologista, ortopedista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, pedagogo, enfermeiro, dentista, farmacêutico, dentre outros – que acompanha os pacientes, submetendo-os periodicamente à avaliação laboratorial, médica, odontológica e fisioterápica. Tudo feito de acordo com os padrões estipulados pelos protocolos de tratamento dos órgãos federais do Ministério da Saúde.

 

Órgão Responsável 

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas

 

Quem pode utilizar este serviço 

Pessoas com suspeita de distúrbio de coagulação hereditária ou diagnóstico confirmado de uma das coagulopatias hereditárias (hemofilias A e B, Doença von Willebrand e outras). O paciente deve procurar uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento).

 

Etapas para a realização deste serviço 

1
Ter diagnóstico confirmado para atendimento ambulatorial

Paciente com suspeita de distúrbio de coagulação hereditária ou diagnóstico confirmado de uma das coagulopatias hereditárias deve ser encaminhado por profissionais de saúde da rede pública ou privada.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

Web

Obter atendimento para pacientes com coagulopatias hereditárias

Presencial

Unidades de Atendimento

Telefone

Central 155 - Opção 1 - Atendimento 24 horas

2
Comparecer a uma unidade de atendimento

O paciente comparece à secretaria do ambulatório das unidades da Hemominas, de posse do encaminhamento do médico externo, com relato de história clínica de suspeita de coagulopatia (sangramentos espontâneos ou após traumas, coagulograma alterado etc), hemograma completo e coagulograma para avaliação do médico de plantão do ambulatório. Após avaliação, o paciente agenda o atendimento no ambulatório. As informações (dados pessoais, encaminhamento do médico externo e resultados de exames)  também podem ser enviadas previamente pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para avaliação do médico de plantão.


CidadeUnidade
Belo HorizonteHemocentro - Belo Horizonte
Governador ValadaresHemocentro - Governador Valadares
Juiz de ForaHemocentro - Juiz de Fora
DiamantinaHemonúcleo - Diamantina
DivinópolisHemonúcleo - Divinópolis
ItuiutabaHemonúcleo - Ituiutaba
ManhuaçuHemonúcleo - Manhuaçu
Montes ClarosHemocentro - Montes Claros
PassosHemonúcleo - Passos
Patos de MinasHemonúcleo - Patos de Minas
Ponte NovaHemonúcleo - Ponte Nova
Pouso AlegreHemocentro - Pouso Alegre
São João del-ReiHemonúcleo - São João del-Rei
Sete LagoasHemonúcleo - Sete Lagoas
UberabaHemocentro - Uberaba
UberlândiaHemocentro - Uberlândia