A busca de soluções para problemas do cotidiano é certamente o principal fator que impulsiona a inovação tecnológica. Como a obtenção de soluções inovadoras requer esforço e investimento, surge a necessidade de que esses investimentos sejam recompensados.

A principal forma de recompensa e estímulo à criação de novas tecnologias é a garantia de exploração exclusiva da invenção, impedindo a cópia não autorizada por terceiros. Desta forma, a propriedade intelectual emerge como uma ferramenta imprescindível para a inovação tecnológica.

A Fundação Hemominas, como uma instituição que atua em pesquisa e inovação, tem avançado continuamente no campo da propriedade intelectual, buscando estreitar a distância entre a pesquisa científica e o aproveitamento de seus benefícios pelos cidadãos por meio da disponibilização de novas tecnologias, principalmente nas áreas de hematologia e hemoterapia.

Para facilitar a compreensão dos principais conceitos nas áreas da propriedade intelectual e da inovação, o Núcleo de Inovações Tecnológicas da Fundação Hemominas (INOVHEMOS) elaborou materiais educativos e de divulgação na forma de um folder e uma cartilha, contendo de forma direta e simplificada, os principais aspectos relacionados a esses temas. Esse material deve servir como ponto de partida para a compreensão do assunto. Para mais informações e orientações o INOVHEMOS poderá ser consultado.

Tecnologias Protegidas

Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizados na Fundação Hemominas, muitos deles em parceria com outras instituições, têm possibilitado a geração de soluções inovadoras para problemas na área da saúde.

A Fundação Hemominas tem direito de titularidade ou cotitularidade em tecnologias protegidas as quais se encontram descritas em nossa vitrine tecnológica. Interessados na transferência dessas tecnologias, bem como no desenvolvimento de projetos em parceria com a Fundação Hemominas visando à inovação poderão entrar em contado com o INOVHEMOS (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

 

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico